Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47637
Type: | Artigo de Evento |
Title: | O uso de quebra‐cabeça para o desenvolvendo do pensamento geométrico |
Authors: | Santos, José Costa dos Lima, Ivoneide Pinheiro de Mourão, David Ribeiro |
Keywords: | Ensino aprendizagem;Matemática - ensino;Curriculum Vitae |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Ind. Gráfica Dala's |
Citation: | SANTOS, Maria José Costa dos; LIMA, Ivoneide Pinheiro de; MOURÃO, David Ribeiro. O uso de quebra‐cabeça para o desenvolvendo do pensamento geométrico. In: COLOQUIO INTERNACIONAL ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS, 7., 11-13 fev. 2014, Lima. Anais... Lima: Ind. Gráfica Dala's, 2014. p. 886-891. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O processo evolutivo das tecnologias e das ciências interferem diretamente nas novas formas de ensinar e aprender Matemática, seja na educação básica, seja no ensino superior. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais Matemática – PCNM (Brasil, 1997), a geometria pode dar contribuição à formação do cidadão ao desenvolver novas estratégias, criatividade, a iniciativa pessoal, o trabalho coletivo e autonomia advinda da confiança na própria capacidade de enfrentar desafios. Objetivamos com essa oficina desenhar um quebra‐cabeça de triângulo equilátero para ser recortado em quatro partes e remontadas na forma de um quadrado. Discutir a partir dessa atividade o enigma criado por Henry Ernest Dudeney, as propriedades das figuras e a Socialización de Experiencias Didácticas contribuição no desenvolvimento do raciocínio geométrico. Consideramos esse quebra‐cabeça relevante para fomentar o ensino de Geometria e possibilitar novas práticas docentes. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47637 |
ISBN: | 978‐612‐46647‐2‐4 |
Appears in Collections: | DEE - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_mjcsantos3.pdf | 236,93 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.