Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47637
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, José Costa dos | - |
dc.contributor.author | Lima, Ivoneide Pinheiro de | - |
dc.contributor.author | Mourão, David Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-11T13:46:54Z | - |
dc.date.available | 2019-11-11T13:46:54Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Maria José Costa dos; LIMA, Ivoneide Pinheiro de; MOURÃO, David Ribeiro. O uso de quebra‐cabeça para o desenvolvendo do pensamento geométrico. In: COLOQUIO INTERNACIONAL ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS, 7., 11-13 fev. 2014, Lima. Anais... Lima: Ind. Gráfica Dala's, 2014. p. 886-891. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978‐612‐46647‐2‐4 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47637 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Ind. Gráfica Dala's | pt_BR |
dc.subject | Ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Matemática - ensino | pt_BR |
dc.subject | Curriculum Vitae | pt_BR |
dc.title | O uso de quebra‐cabeça para o desenvolvendo do pensamento geométrico | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O processo evolutivo das tecnologias e das ciências interferem diretamente nas novas formas de ensinar e aprender Matemática, seja na educação básica, seja no ensino superior. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais Matemática – PCNM (Brasil, 1997), a geometria pode dar contribuição à formação do cidadão ao desenvolver novas estratégias, criatividade, a iniciativa pessoal, o trabalho coletivo e autonomia advinda da confiança na própria capacidade de enfrentar desafios. Objetivamos com essa oficina desenhar um quebra‐cabeça de triângulo equilátero para ser recortado em quatro partes e remontadas na forma de um quadrado. Discutir a partir dessa atividade o enigma criado por Henry Ernest Dudeney, as propriedades das figuras e a Socialización de Experiencias Didácticas contribuição no desenvolvimento do raciocínio geométrico. Consideramos esse quebra‐cabeça relevante para fomentar o ensino de Geometria e possibilitar novas práticas docentes. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DEE - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_mjcsantos3.pdf | 236,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.