Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47621
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | Oficina de canudos: uma proposta metodológica de construção da fórmula de Euler |
Autor(es): | Pinheiro, Ana Cláudia Mendonça |
Palavras-chave: | Políticas públicas em educação;Processo de Ensino-Aprendizagem;Ensino Básico;Ensino de Matemática |
Data do documento: | 2018 |
Instituição/Editor/Publicador: | Editora Pontes |
Citação: | PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça. Oficina de canudos: uma proposta metodológica de construção da fórmula de Euler. In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 86-97. |
Resumo: | A aplicação de atividades pedagógicas com o uso de material manipulável como suporte às aulas de Matemática tem sido cada vez mais sugerida nos livros didáticos e utilizadas pelos professores. Esse recurso didático, que se apresenta como material concreto industrializado ou confeccionado pelo professor, dentre outras mídias digitais, tem sido alvo de estudo e de investimentos consideráveis do setor público, constituindo-se em políticas públicas voltadas para educação de crianças e jovens. Podemos apontar como exemplo deste fato a disponibilização livre de atividades no Portal do Professor do MEC, além de um vasto conjunto de aulas em diversos sites de iniciativas institucionais. Nesse sentido, não haveria problema no uso e aplicação dos recursos nas aulas de Matemática. Mas o que se observa é a priorização da mediação apenas dos recursos, em detrimento da mediação dos conteúdos, sem promover uma aprendizagem efetiva dos conceitos matemáticos.[...]Esse estudo objetivou a aplicação de uma metodologia baseada em oficinas pedagógicas na disciplina de Ensino de Matemática do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará-UFC para promover uma reflexão teórico-metodológica sobre o ensino elementar dos conceitos de geometria plana e espacial nas séries do Ensino Fundamental I.[...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47621 |
ISBN: | 978-85-7113-967-1 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_capliv_acmpinheiro.pdf | 8,9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.