Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47621
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPinheiro, Ana Cláudia Mendonça-
dc.date.accessioned2019-11-11T12:25:56Z-
dc.date.available2019-11-11T12:25:56Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça. Oficina de canudos: uma proposta metodológica de construção da fórmula de Euler. In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 86-97.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7113-967-1-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47621-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEditora Pontespt_BR
dc.subjectPolíticas públicas em educaçãopt_BR
dc.subjectProcesso de Ensino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino Básicopt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.titleOficina de canudos: uma proposta metodológica de construção da fórmula de Eulerpt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrA aplicação de atividades pedagógicas com o uso de material manipulável como suporte às aulas de Matemática tem sido cada vez mais sugerida nos livros didáticos e utilizadas pelos professores. Esse recurso didático, que se apresenta como material concreto industrializado ou confeccionado pelo professor, dentre outras mídias digitais, tem sido alvo de estudo e de investimentos consideráveis do setor público, constituindo-se em políticas públicas voltadas para educação de crianças e jovens. Podemos apontar como exemplo deste fato a disponibilização livre de atividades no Portal do Professor do MEC, além de um vasto conjunto de aulas em diversos sites de iniciativas institucionais. Nesse sentido, não haveria problema no uso e aplicação dos recursos nas aulas de Matemática. Mas o que se observa é a priorização da mediação apenas dos recursos, em detrimento da mediação dos conteúdos, sem promover uma aprendizagem efetiva dos conceitos matemáticos.[...]Esse estudo objetivou a aplicação de uma metodologia baseada em oficinas pedagógicas na disciplina de Ensino de Matemática do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará-UFC para promover uma reflexão teórico-metodológica sobre o ensino elementar dos conceitos de geometria plana e espacial nas séries do Ensino Fundamental I.[...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_capliv_acmpinheiro.pdf8,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.