Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47621
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pinheiro, Ana Cláudia Mendonça | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-11T12:25:56Z | - |
dc.date.available | 2019-11-11T12:25:56Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça. Oficina de canudos: uma proposta metodológica de construção da fórmula de Euler. In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 86-97. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7113-967-1 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47621 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Editora Pontes | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas em educação | pt_BR |
dc.subject | Processo de Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino Básico | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.title | Oficina de canudos: uma proposta metodológica de construção da fórmula de Euler | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A aplicação de atividades pedagógicas com o uso de material manipulável como suporte às aulas de Matemática tem sido cada vez mais sugerida nos livros didáticos e utilizadas pelos professores. Esse recurso didático, que se apresenta como material concreto industrializado ou confeccionado pelo professor, dentre outras mídias digitais, tem sido alvo de estudo e de investimentos consideráveis do setor público, constituindo-se em políticas públicas voltadas para educação de crianças e jovens. Podemos apontar como exemplo deste fato a disponibilização livre de atividades no Portal do Professor do MEC, além de um vasto conjunto de aulas em diversos sites de iniciativas institucionais. Nesse sentido, não haveria problema no uso e aplicação dos recursos nas aulas de Matemática. Mas o que se observa é a priorização da mediação apenas dos recursos, em detrimento da mediação dos conteúdos, sem promover uma aprendizagem efetiva dos conceitos matemáticos.[...]Esse estudo objetivou a aplicação de uma metodologia baseada em oficinas pedagógicas na disciplina de Ensino de Matemática do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará-UFC para promover uma reflexão teórico-metodológica sobre o ensino elementar dos conceitos de geometria plana e espacial nas séries do Ensino Fundamental I.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_capliv_acmpinheiro.pdf | 8,9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.