Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47436
Type: Capítulo de Livro
Title: Sequência fedathi na formação continuada de professores de matemática
Authors: Sousa, Francisco Edisom Eugenio de
Borges Neto, Hermínio
Keywords: Matemática - Estudo e ensino;Métodos Didáticos - Pedagógicos;Operações matemáticas básicas;Formação Multidisciplinar
Issue Date: 2018
Publisher: Editora Pontes
Citation: SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de; BORGES NETO, Hermínio. Sequência fedathi na formação continuada de professores de matemática. In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 14-29.
Abstract in Brazilian Portuguese: Na perspectiva de desenvolvermos uma opção teórico-metodológica na formação de professores para o ensino de Matemática, em 2001.2, durante a disciplina Seqüência Fedathi' no ensino de Matemática: metodologias e aplicações', elaboramos projetos de trabalho para que pudéssemos, na prática, aplicar os pressupostos teórico-metodológicos estudados. Com esse propósito, fomos orientados a organizar, individualmente ou em grupos, projetos de transposição didática fundamentados na Sequência Fedathi, com temas/conteúdos de Matemática do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Superior.[...] A Sequência Fedathi consiste na experimentação, uma das etapas da Engenharia didática, e tem como base o respeito e a tentativa de reprodução, em sala de aula, do método de trabalho de um matemático (a 'méthode', do matemático francês René Descartes). Entende-se por método de trabalho de um matemático, as estratégias, as atividades desenvolvidas por esse profissional para abordar uma situação, um problema. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47436
ISBN: 978-85-7113-967-1
Appears in Collections:PPGEB - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_capliv_feesousahborgesneto.pdf10,89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.