Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47436
Type: | Capítulo de Livro |
Title: | Sequência fedathi na formação continuada de professores de matemática |
Authors: | Sousa, Francisco Edisom Eugenio de Borges Neto, Hermínio |
Keywords: | Matemática - Estudo e ensino;Métodos Didáticos - Pedagógicos;Operações matemáticas básicas;Formação Multidisciplinar |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | Editora Pontes |
Citation: | SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de; BORGES NETO, Hermínio. Sequência fedathi na formação continuada de professores de matemática. In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 14-29. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Na perspectiva de desenvolvermos uma opção teórico-metodológica na formação de professores para o ensino de Matemática, em 2001.2, durante a disciplina Seqüência Fedathi' no ensino de Matemática: metodologias e aplicações', elaboramos projetos de trabalho para que pudéssemos, na prática, aplicar os pressupostos teórico-metodológicos estudados. Com esse propósito, fomos orientados a organizar, individualmente ou em grupos, projetos de transposição didática fundamentados na Sequência Fedathi, com temas/conteúdos de Matemática do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Superior.[...] A Sequência Fedathi consiste na experimentação, uma das etapas da Engenharia didática, e tem como base o respeito e a tentativa de reprodução, em sala de aula, do método de trabalho de um matemático (a 'méthode', do matemático francês René Descartes). Entende-se por método de trabalho de um matemático, as estratégias, as atividades desenvolvidas por esse profissional para abordar uma situação, um problema. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47436 |
ISBN: | 978-85-7113-967-1 |
Appears in Collections: | PPGEB - Capítulos de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018_capliv_feesousahborgesneto.pdf | 10,89 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.