Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47386
Tipo: Artigo de Evento
Título: A balestilha como instrumento para o ensino de alguns conceitos geométricos e trigonométricos
Autor(es): Batista, Antonia Naiara de Sousa
Pereira, Ana Carolina Costa
Palavras-chave: Matemática;História;Astronomia
Data do documento: 2014
Citação: BATISTA, Antonia Naiara de Sousa; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A balestilha como instrumento para o ensino de alguns conceitos geométricos e trigonométricos. In: ENCONTRO DE GRUPOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (E- GRUPEM), 12 dez. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): s.n., 2014. p. 24-28. Tema: A pesquisa como âncora do ensino.
Resumo: A Balestilha teve grande importância nos séculos XVI a XVIII, sua função era medir a distância angular, ou seja, a altura de uma estrela em relação à linha do horizonte, ou também medir a distância entre dois astros. Esse estudo tem o intuito de, a partir da construção da Balestilha, possibilitar o ensino de conceitos matemáticos por meio desse instrumento. Inicialmente foi realizado um estudo da Balestilha observando seus aspectos históricos, cálculos matemáticos e a sua construção. Posteriormente, planejamos e aplicamos um curso que enfoca sua graduação em forma geométrica e trigonométrica, juntamente com a construção física e sua aplicação. No curso, percebemos que, muitos dos alunos, não conheciam a Balestilha e sua relação com a Matemática, assim como os conceitos iniciais de astronomia. Nesse sentido, vislumbramos com esse trabalho contribui para pesquisas relacionadas à história das Ciências, em particular a História da Matemática na busca de alternativas metodológicas para seu ensino.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47386
ISSN: 2359 1765
Aparece nas coleções:LPM - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_ ansbatista.pdf482,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.