Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47386
Type: | Artigo de Evento |
Title: | A balestilha como instrumento para o ensino de alguns conceitos geométricos e trigonométricos |
Authors: | Batista, Antonia Naiara de Sousa Pereira, Ana Carolina Costa |
Keywords: | Matemática;História;Astronomia |
Issue Date: | 2014 |
Citation: | BATISTA, Antonia Naiara de Sousa; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A balestilha como instrumento para o ensino de alguns conceitos geométricos e trigonométricos. In: ENCONTRO DE GRUPOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (E- GRUPEM), 12 dez. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): s.n., 2014. p. 24-28. Tema: A pesquisa como âncora do ensino. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A Balestilha teve grande importância nos séculos XVI a XVIII, sua função era medir a distância angular, ou seja, a altura de uma estrela em relação à linha do horizonte, ou também medir a distância entre dois astros. Esse estudo tem o intuito de, a partir da construção da Balestilha, possibilitar o ensino de conceitos matemáticos por meio desse instrumento. Inicialmente foi realizado um estudo da Balestilha observando seus aspectos históricos, cálculos matemáticos e a sua construção. Posteriormente, planejamos e aplicamos um curso que enfoca sua graduação em forma geométrica e trigonométrica, juntamente com a construção física e sua aplicação. No curso, percebemos que, muitos dos alunos, não conheciam a Balestilha e sua relação com a Matemática, assim como os conceitos iniciais de astronomia. Nesse sentido, vislumbramos com esse trabalho contribui para pesquisas relacionadas à história das Ciências, em particular a História da Matemática na busca de alternativas metodológicas para seu ensino. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47386 |
ISSN: | 2359 1765 |
Appears in Collections: | LPM - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_ ansbatista.pdf | 482,26 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.