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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47380
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título : | Entre palavras e sinais: algumas considerações sobre a alfabetização em língua portuguesa de alunos surdos |
Autor : | Peixoto, Renata Castelo |
Palabras clave : | Processo de Ensino-Aprendizagem;Linguagem de sinais;Deficiências sensoriais;Recursos audiovisuais |
Fecha de publicación : | 2019 |
Editorial : | Editora Mercado de Letras |
Citación : | PEIXOTO, Renata Castelo. Entre palavras e sinais: algumas considerações sobre a alfabetização em língua portuguesa de alunos surdos. In: LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; LEITÃO, Vanda Magalhães (orgs.). Ensino e educação especial. Campinas: Editora Mercado de Letras, 2019. p. 37-58. |
Resumen en portugués brasileño: | O ensino da escrita das línguas orais tem se constituído como um dos maiores desafios da educação de surdos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo, mobilizando professores, alunos e familiares de diferentes contextos escolares (público, privado, ensino especial e ensino regular). Há nessa área, evidentes - e antigas - problemáticas que se manifestam, nos altos índices de evasão e no baixo rendimento acadêmico de crianças e jovens surdos, não apenas nas disciplinas de linguagem, mas' em todas as áreas do currículo.[...]A constatação de um fracasso tão significativo de forma tão generalizada em sujeitos que não tem qualquer comprometimento cognitivo que dificulte ou impeça o aprendizado, abre espaço para que problematizemos outras questões, tais como as práticas pedagógicas e as condições de ensino - aprendizagem que vêm sendo oferecidas aos surdos. Desta forma, traremos aqui uma reflexão sobre as práticas de ensino de português para surdos, em especial buscaremos problematizar as particularidades linguísticas desse grupo que devem/ deveriam nortear essas práticas. Como elemento central dessa condição linguistica diferenciada está a presença da língua de sinais como primeira língua, e a apropriação do português escrito através de construções muito particulares, mediadas por uma relação não oral com esta língua.[...] |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47380 |
ISBN : | 978-85-7591-562-2 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Capítulos de livro |
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