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dc.contributor.authorPeixoto, Renata Castelo-
dc.date.accessioned2019-11-04T10:50:14Z-
dc.date.available2019-11-04T10:50:14Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationPEIXOTO, Renata Castelo. Entre palavras e sinais: algumas considerações sobre a alfabetização em língua portuguesa de alunos surdos. In: LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; LEITÃO, Vanda Magalhães (orgs.). Ensino e educação especial. Campinas: Editora Mercado de Letras, 2019. p. 37-58.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7591-562-2-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47380-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEditora Mercado de Letraspt_BR
dc.subjectProcesso de Ensino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectLinguagem de sinaispt_BR
dc.subjectDeficiências sensoriaispt_BR
dc.subjectRecursos audiovisuaispt_BR
dc.titleEntre palavras e sinais: algumas considerações sobre a alfabetização em língua portuguesa de alunos surdospt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrO ensino da escrita das línguas orais tem se constituído como um dos maiores desafios da educação de surdos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo, mobilizando professores, alunos e familiares de diferentes contextos escolares (público, privado, ensino especial e ensino regular). Há nessa área, evidentes - e antigas - problemáticas que se manifestam, nos altos índices de evasão e no baixo rendimento acadêmico de crianças e jovens surdos, não apenas nas disciplinas de linguagem, mas' em todas as áreas do currículo.[...]A constatação de um fracasso tão significativo de forma tão generalizada em sujeitos que não tem qualquer comprometimento cognitivo que dificulte ou impeça o aprendizado, abre espaço para que problematizemos outras questões, tais como as práticas pedagógicas e as condições de ensino - aprendizagem que vêm sendo oferecidas aos surdos. Desta forma, traremos aqui uma reflexão sobre as práticas de ensino de português para surdos, em especial buscaremos problematizar as particularidades linguísticas desse grupo que devem/ deveriam nortear essas práticas. Como elemento central dessa condição linguistica diferenciada está a presença da língua de sinais como primeira língua, e a apropriação do português escrito através de construções muito particulares, mediadas por uma relação não oral com esta língua.[...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

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