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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47204
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | Os processos de aprendizagem da matemática |
Autor(es): | Albuquerque, Liana Nise Martins Soares Júnior, Jair Lino Rodrigues, Maria Euzimar Nunes |
Palavras-chave: | Processo Mental;Matemática - Estudo e ensino;Raciocínio em crianças;Discalculia em crianças |
Data do documento: | 2017 |
Instituição/Editor/Publicador: | Editora CRV |
Citação: | ALBUQUERQUE, Liana Nise Martins; SOARES JÚNIOR, Jair Lino; RODRIGUES, Maria Euzimar Nunes. Os processos de aprendizagem da matemática. In: MAGALHÃES, Elisângela Bezerra; XAVIER, Ana Cláudia de Araújo; SALES, Emanuel Ramos (orgs.). A educação tecendo olhares sobre a psicopedagogia. Curitiba: Editora CRV, 2017. p. 99-111. |
Resumo: | Por que a matemática é tão fácil para algumas pessoas e tão difícil para outras? Que fatores estão associados ao processo de construção do pensamento matemático? Até que ponto o contexto cultural em que o indivíduo está inserido influencia esse processo? Qual o papel que a escola exerce na aquisição e na compreensão dos conceitos matemáticos? A partir destes questionamentos, este capítulo enfoca a construção do raciocínio matemático, abordando o processo de desenvolvimento do conceito de número, suas dificuldades e suas ambiguidades. Fundamentado particularmente na teoria piagetiana, numa perspectiva cognitiva, estabelece uma relação entre o desenvolvimento cognitivo e a compreensão de conceitos matemáticos, como a noção de conservação, de reversibilidade, de seriação e de inclusão de classe, fundamentais para a aquisição do conceito de número e das habilidades matemáticas básicas. Grande relevância é atribuída ao contexto cultural dos usos da matemática, assim como os conhecimentos prévios e conceitos informais adquiridos na vida cotidiana. Discute também a maneira tradicional utilizada pela escola para o ensino da matemática e as complicações inerentes a essa metodologia. Numa abordagem multidisciplinar, apresenta a relação entre o cérebro, o processamento numérico e o cálculo, ressaltando as bases neuropsicológicas das dificuldades 100 em matemática. Define ainda a discalculia do desenvolvimento, discutindo suas dificuldades características, analisando de forma sucinta os fatores causais, os sinais de identificação e a avaliação. Analisa as implicações educacionais do transtorno, apresentando algumas intervenções apropriadas ao aprendente com discalculia.[..] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47204 |
ISBN: | 978-85-444-1688-4 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
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