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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47204
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Albuquerque, Liana Nise Martins | - |
dc.contributor.author | Soares Júnior, Jair Lino | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Maria Euzimar Nunes | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-30T11:13:49Z | - |
dc.date.available | 2019-10-30T11:13:49Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | ALBUQUERQUE, Liana Nise Martins; SOARES JÚNIOR, Jair Lino; RODRIGUES, Maria Euzimar Nunes. Os processos de aprendizagem da matemática. In: MAGALHÃES, Elisângela Bezerra; XAVIER, Ana Cláudia de Araújo; SALES, Emanuel Ramos (orgs.). A educação tecendo olhares sobre a psicopedagogia. Curitiba: Editora CRV, 2017. p. 99-111. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-444-1688-4 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47204 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Editora CRV | pt_BR |
dc.subject | Processo Mental | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Raciocínio em crianças | pt_BR |
dc.subject | Discalculia em crianças | pt_BR |
dc.title | Os processos de aprendizagem da matemática | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Por que a matemática é tão fácil para algumas pessoas e tão difícil para outras? Que fatores estão associados ao processo de construção do pensamento matemático? Até que ponto o contexto cultural em que o indivíduo está inserido influencia esse processo? Qual o papel que a escola exerce na aquisição e na compreensão dos conceitos matemáticos? A partir destes questionamentos, este capítulo enfoca a construção do raciocínio matemático, abordando o processo de desenvolvimento do conceito de número, suas dificuldades e suas ambiguidades. Fundamentado particularmente na teoria piagetiana, numa perspectiva cognitiva, estabelece uma relação entre o desenvolvimento cognitivo e a compreensão de conceitos matemáticos, como a noção de conservação, de reversibilidade, de seriação e de inclusão de classe, fundamentais para a aquisição do conceito de número e das habilidades matemáticas básicas. Grande relevância é atribuída ao contexto cultural dos usos da matemática, assim como os conhecimentos prévios e conceitos informais adquiridos na vida cotidiana. Discute também a maneira tradicional utilizada pela escola para o ensino da matemática e as complicações inerentes a essa metodologia. Numa abordagem multidisciplinar, apresenta a relação entre o cérebro, o processamento numérico e o cálculo, ressaltando as bases neuropsicológicas das dificuldades 100 em matemática. Define ainda a discalculia do desenvolvimento, discutindo suas dificuldades características, analisando de forma sucinta os fatores causais, os sinais de identificação e a avaliação. Analisa as implicações educacionais do transtorno, apresentando algumas intervenções apropriadas ao aprendente com discalculia.[..] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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