Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47204
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Os processos de aprendizagem da matemática
Autor(es): Albuquerque, Liana Nise Martins
Soares Júnior, Jair Lino
Rodrigues, Maria Euzimar Nunes
Palavras-chave: Processo Mental;Matemática - Estudo e ensino;Raciocínio em crianças;Discalculia em crianças
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: Editora CRV
Citação: ALBUQUERQUE, Liana Nise Martins; SOARES JÚNIOR, Jair Lino; RODRIGUES, Maria Euzimar Nunes. Os processos de aprendizagem da matemática. In: MAGALHÃES, Elisângela Bezerra; XAVIER, Ana Cláudia de Araújo; SALES, Emanuel Ramos (orgs.). A educação tecendo olhares sobre a psicopedagogia. Curitiba: Editora CRV, 2017. p. 99-111.
Resumo: Por que a matemática é tão fácil para algumas pessoas e tão difícil para outras? Que fatores estão associados ao processo de construção do pensamento matemático? Até que ponto o contexto cultural em que o indivíduo está inserido influencia esse processo? Qual o papel que a escola exerce na aquisição e na compreensão dos conceitos matemáticos? A partir destes questionamentos, este capítulo enfoca a construção do raciocínio matemático, abordando o processo de desenvolvimento do conceito de número, suas dificuldades e suas ambiguidades. Fundamentado particularmente na teoria piagetiana, numa perspectiva cognitiva, estabelece uma relação entre o desenvolvimento cognitivo e a compreensão de conceitos matemáticos, como a noção de conservação, de reversibilidade, de seriação e de inclusão de classe, fundamentais para a aquisição do conceito de número e das habilidades matemáticas básicas. Grande relevância é atribuída ao contexto cultural dos usos da matemática, assim como os conhecimentos prévios e conceitos informais adquiridos na vida cotidiana. Discute também a maneira tradicional utilizada pela escola para o ensino da matemática e as complicações inerentes a essa metodologia. Numa abordagem multidisciplinar, apresenta a relação entre o cérebro, o processamento numérico e o cálculo, ressaltando as bases neuropsicológicas das dificuldades 100 em matemática. Define ainda a discalculia do desenvolvimento, discutindo suas dificuldades características, analisando de forma sucinta os fatores causais, os sinais de identificação e a avaliação. Analisa as implicações educacionais do transtorno, apresentando algumas intervenções apropriadas ao aprendente com discalculia.[..]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47204
ISBN: 978-85-444-1688-4
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_capliv_lnmalbuquerquejlsoaresjúnior.pdf8,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.