Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47197
Type: | Capítulo de Livro |
Title: | A relação entre ação e pensamento: algumas contribuições de Gramsci |
Authors: | Ruiz, Erasmo Miessa |
Keywords: | Gramsci, Antonio, 1891-1937;Poder e Educação;Relações de Poder;Poder (Ciências sociais) |
Issue Date: | 2007 |
Publisher: | Edições UFC |
Citation: | RUIZ, Erasmo Miessa. A relação entre ação e pensamento: algumas contribuições de Gramsci. In: SOUSA, Adriana e Silva; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de; LIMA, Francisca das Chagas Silva; RECH, Hildemar Luís; SANTOS JÚNIOR, Humberto de Oliveira (orgs.). Trabalho, Filosofia e Educação no espectro da modernidade tardia. Fortaleza: Edições UFC, 2007. p. 15-44. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A aula de Geografia está particularmente interessante naquele dia ensolarado. O professor de Ensino Médio, de uma cidade do interior paraense. ilustra como os povos do hemisfério norte são mais produtivos do que os do hemisfério sul. Todas as estatísticas depõem a favor do professor. Em contrapartida. os dados do hemisfério sul, exceção feita à Austrália, demonstram inequivocamente que estaríamos condenados a um circulo vicioso de subdesenvolvimento. [...] Nesta situação fictícia, existiria um conjunto de representações que acarretam prescrições de condutas aos ouvintes: homens abstratos, categorias imanentes, sentidos gerais pululam na mente das pessoas todos os dias sem que nos apercebamos claramente disso. Obviamente, a subjetividade não é uma argila que pode ser moldada ao prazer de quem intenta fazê-lo. O reconhecimento tácito de uma posição de autoridade, entretanto, de núcleo de conhecimento e saber, pode criar na figura do professor o ícone de quem detêm conceitos e representações que intuídas como verdades em si mesmas. Mesmo quando se intenta questionar conteúdos, o próprio questionamento, dependendo da situação, pode ser rotulado como problema disciplinar. Os estudantes aprenderam essa regra não escrita a duras penas e talvez isso explique o porquê muitas vezes uma sala de aula ser tomada de silêncio absoluto mesmo estando abarrotada de alunos.[...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47197 |
ISBN: | 978-85-7282-234-3 |
Appears in Collections: | PPGEB - Capítulos de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2007_capliv_emruiz.pdf | 16,53 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.