Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47197
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ruiz, Erasmo Miessa | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-30T10:41:40Z | - |
dc.date.available | 2019-10-30T10:41:40Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.citation | RUIZ, Erasmo Miessa. A relação entre ação e pensamento: algumas contribuições de Gramsci. In: SOUSA, Adriana e Silva; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de; LIMA, Francisca das Chagas Silva; RECH, Hildemar Luís; SANTOS JÚNIOR, Humberto de Oliveira (orgs.). Trabalho, Filosofia e Educação no espectro da modernidade tardia. Fortaleza: Edições UFC, 2007. p. 15-44. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7282-234-3 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47197 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Gramsci, Antonio, 1891-1937 | pt_BR |
dc.subject | Poder e Educação | pt_BR |
dc.subject | Relações de Poder | pt_BR |
dc.subject | Poder (Ciências sociais) | pt_BR |
dc.title | A relação entre ação e pensamento: algumas contribuições de Gramsci | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A aula de Geografia está particularmente interessante naquele dia ensolarado. O professor de Ensino Médio, de uma cidade do interior paraense. ilustra como os povos do hemisfério norte são mais produtivos do que os do hemisfério sul. Todas as estatísticas depõem a favor do professor. Em contrapartida. os dados do hemisfério sul, exceção feita à Austrália, demonstram inequivocamente que estaríamos condenados a um circulo vicioso de subdesenvolvimento. [...] Nesta situação fictícia, existiria um conjunto de representações que acarretam prescrições de condutas aos ouvintes: homens abstratos, categorias imanentes, sentidos gerais pululam na mente das pessoas todos os dias sem que nos apercebamos claramente disso. Obviamente, a subjetividade não é uma argila que pode ser moldada ao prazer de quem intenta fazê-lo. O reconhecimento tácito de uma posição de autoridade, entretanto, de núcleo de conhecimento e saber, pode criar na figura do professor o ícone de quem detêm conceitos e representações que intuídas como verdades em si mesmas. Mesmo quando se intenta questionar conteúdos, o próprio questionamento, dependendo da situação, pode ser rotulado como problema disciplinar. Os estudantes aprenderam essa regra não escrita a duras penas e talvez isso explique o porquê muitas vezes uma sala de aula ser tomada de silêncio absoluto mesmo estando abarrotada de alunos.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2007_capliv_emruiz.pdf | 16,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.