Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46529
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Cifravanização: leitura e escrita de registros numéricos |
Autor(es): | Barguil, Paulo Meireles |
Palavras-chave: | Leitura;Ensino;Matemática |
Data do documento: | 2018 |
Instituição/Editor/Publicador: | CRV |
Citação: | BARGUIL, Paulo Meireles. Cifravanização: leitura e escrita de registros numéricos. In: BARGUIL, Paulo Meireles. (org.). Aprendiz, Docência e Escola: novas perspectivas. Fortaleza: Imprece, 2017. p. 232-358. |
Resumo: | "Se ler é compreender e interpretar aquilo que está impresso em um texto, então, ao ler o discurso matemático o leitor deve compreender e interpretar aquilo que o texto de matemática mostra, ou seja, os símbolos e signos expressos pela linguagem matemática. No momento em que o leitor olha para os símbolos ou signos impressos no texto [...] o ato de ler a linguagem matemática começa a se realizar.”. (DANYLUK, 1991, p. 39). “Grande parte da literatura sobre educação matemática não considera o processo envolvido na aprendizagem de notações matemáticas como um processo construtivo. A aprendizagem de notações é considerada automática, um resultado da compreensão desenvolvida a respeito de conceitos matemáticos. A aprendizagem de notações é vista como uma consequência da aprendizagem de conceitos.”. (BRIZUELA, 2006, p. 43, itálico no original. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46529 |
Aparece nas coleções: | FACED - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_capliv_pmbarguil2.pdf | 4,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.