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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Ilma Vieira do-
dc.contributor.authorMelo, Maria Alice-
dc.date.accessioned2019-10-01T12:40:46Z-
dc.date.available2019-10-01T12:40:46Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Ilma Vieira do; MELO, Maria Alice. Programas especiais de formação de professores: uma base sólida para a formação docente? In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 230-244.pt_BR
dc.identifier.isbn85 7282 188 0-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46319-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEditora UFCpt_BR
dc.subjectProgramas Especiais de Formação de Professores dos Sistemas Público de Ensino (municipal e estadual)pt_BR
dc.subjectMudanças na organização do trabalho pedagógico nas escolaspt_BR
dc.subjectLei de Diretrizes e Bases da Educação Nacionalpt_BR
dc.titleProgramas especiais de formação de professores: uma base sólida para a formação docente?pt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho apresenta algumas reflexões sobre a re­lação entre os Programas Especiais de Formação de Profes­sores dos Sistemas Público de Ensino (municipal e estadual) e as possíveis mudanças na organização do trabalho peda­gógico nas escolas desses sistemas, após o processo de for­mação. Decorre da pesquisa em andamento "Os Programas Especiais de Graduação para Professores da Educação Bási­ca - PROEB e PROCAD: uma análise em municípios maranhenses". Toma como referência, por um lado, estu­dos com enfoques orientados, predominantemente, para uma compreensão da formação pautada em saberes e competências e, por outro,estudos que têm na formação teóri­ca e epistemológica sólida no campo da educação a base dos processos formativos. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional­ Lei n° 9.394/96 - determina no Art. 62 que a formação de docentes para atuarem na educação básica seja feita em nível superior. No estado do Maranhão, cerca de 92,5% dos docentes do ensino fundamental (5" à 8" série) do siste­ma público não possuem este nível de formação. Pautadas nessa realidade, principalmente, e, também no dispositivo legal, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) mantêm em municípios maranhenses, desde a década de 1990, cursos especiais de graduação de licenciatura plena destinados a professores que atuam no sistema público de ensino. [...]pt_BR
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