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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46319
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Nascimento, Ilma Vieira do | - |
dc.contributor.author | Melo, Maria Alice | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-01T12:40:46Z | - |
dc.date.available | 2019-10-01T12:40:46Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Ilma Vieira do; MELO, Maria Alice. Programas especiais de formação de professores: uma base sólida para a formação docente? In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 230-244. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 85 7282 188 0 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46319 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Editora UFC | pt_BR |
dc.subject | Programas Especiais de Formação de Professores dos Sistemas Público de Ensino (municipal e estadual) | pt_BR |
dc.subject | Mudanças na organização do trabalho pedagógico nas escolas | pt_BR |
dc.subject | Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional | pt_BR |
dc.title | Programas especiais de formação de professores: uma base sólida para a formação docente? | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho apresenta algumas reflexões sobre a relação entre os Programas Especiais de Formação de Professores dos Sistemas Público de Ensino (municipal e estadual) e as possíveis mudanças na organização do trabalho pedagógico nas escolas desses sistemas, após o processo de formação. Decorre da pesquisa em andamento "Os Programas Especiais de Graduação para Professores da Educação Básica - PROEB e PROCAD: uma análise em municípios maranhenses". Toma como referência, por um lado, estudos com enfoques orientados, predominantemente, para uma compreensão da formação pautada em saberes e competências e, por outro,estudos que têm na formação teórica e epistemológica sólida no campo da educação a base dos processos formativos. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei n° 9.394/96 - determina no Art. 62 que a formação de docentes para atuarem na educação básica seja feita em nível superior. No estado do Maranhão, cerca de 92,5% dos docentes do ensino fundamental (5" à 8" série) do sistema público não possuem este nível de formação. Pautadas nessa realidade, principalmente, e, também no dispositivo legal, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) mantêm em municípios maranhenses, desde a década de 1990, cursos especiais de graduação de licenciatura plena destinados a professores que atuam no sistema público de ensino. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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