Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46249
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Aconteceu a virada no ensino de língua portuguesa?
Autor : Fregonezi, Durvali Emilio
Palabras clave : Língua portuguesa - Estudo e ensino;Prescritivismo (Linguística);Linguística Aplicada;Parâmetros Curriculares Nacionais
Fecha de publicación : 1999
Editorial : Revista do GELNE (Grupo de Estudos de Estudos Linguísticos do Nordeste)
Citación : FREGONEZI, Durvali Emílio. Aconteceu a virada no ensino de língua portuguesa? . Revista do Gelne, Fortaleza (CE), ano 1, n. 2, p. 82-85, 1999.
Resumen en portugués brasileño: Os estudos contemporâneos de linguagem caracterizam- se através de dois movimentos: o deslocamento do foco da frase para o texto e do enunciado para a enunciação. No entanto, basta uma olhada em nossos materiais pedagógicos, basta uma observação nas conversas de estudantes de nossas escolas, basta um rápido contato com professores de língua materna, para concluir que as novas tendências ainda não chegaram às salas de aula. É a marca prescritivista do estudo e do ensino que ainda predomina. Essa mudança nos paradigmas de estudos lingüísticos tem como conseqüência um novo posicionamento do homem diante da linguagem. O objeto linguagem passa a ser visto não mais como um produto a ser dissecado, a ser analisado e sim como um processo. Em última análise, o estudo da linguagem procura o homem que está na linguagem [...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46249
ISSN : 1517-7874
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1999_art_defregonezi.pdf45,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.