Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46249
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Aconteceu a virada no ensino de língua portuguesa? |
Autor : | Fregonezi, Durvali Emilio |
Palabras clave : | Língua portuguesa - Estudo e ensino;Prescritivismo (Linguística);Linguística Aplicada;Parâmetros Curriculares Nacionais |
Fecha de publicación : | 1999 |
Editorial : | Revista do GELNE (Grupo de Estudos de Estudos Linguísticos do Nordeste) |
Citación : | FREGONEZI, Durvali Emílio. Aconteceu a virada no ensino de língua portuguesa? . Revista do Gelne, Fortaleza (CE), ano 1, n. 2, p. 82-85, 1999. |
Resumen en portugués brasileño: | Os estudos contemporâneos de linguagem caracterizam- se através de dois movimentos: o deslocamento do foco da frase para o texto e do enunciado para a enunciação. No entanto, basta uma olhada em nossos materiais pedagógicos, basta uma observação nas conversas de estudantes de nossas escolas, basta um rápido contato com professores de língua materna, para concluir que as novas tendências ainda não chegaram às salas de aula. É a marca prescritivista do estudo e do ensino que ainda predomina. Essa mudança nos paradigmas de estudos lingüísticos tem como conseqüência um novo posicionamento do homem diante da linguagem. O objeto linguagem passa a ser visto não mais como um produto a ser dissecado, a ser analisado e sim como um processo. Em última análise, o estudo da linguagem procura o homem que está na linguagem [...] |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46249 |
ISSN : | 1517-7874 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
1999_art_defregonezi.pdf | 45,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.