Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46249
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Aconteceu a virada no ensino de língua portuguesa? |
Authors: | Fregonezi, Durvali Emilio |
Keywords: | Língua portuguesa - Estudo e ensino;Prescritivismo (Linguística);Linguística Aplicada;Parâmetros Curriculares Nacionais |
Issue Date: | 1999 |
Publisher: | Revista do GELNE (Grupo de Estudos de Estudos Linguísticos do Nordeste) |
Citation: | FREGONEZI, Durvali Emílio. Aconteceu a virada no ensino de língua portuguesa? . Revista do Gelne, Fortaleza (CE), ano 1, n. 2, p. 82-85, 1999. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Os estudos contemporâneos de linguagem caracterizam- se através de dois movimentos: o deslocamento do foco da frase para o texto e do enunciado para a enunciação. No entanto, basta uma olhada em nossos materiais pedagógicos, basta uma observação nas conversas de estudantes de nossas escolas, basta um rápido contato com professores de língua materna, para concluir que as novas tendências ainda não chegaram às salas de aula. É a marca prescritivista do estudo e do ensino que ainda predomina. Essa mudança nos paradigmas de estudos lingüísticos tem como conseqüência um novo posicionamento do homem diante da linguagem. O objeto linguagem passa a ser visto não mais como um produto a ser dissecado, a ser analisado e sim como um processo. Em última análise, o estudo da linguagem procura o homem que está na linguagem [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46249 |
ISSN: | 1517-7874 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
1999_art_defregonezi.pdf | 45,4 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.