Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46249
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Aconteceu a virada no ensino de língua portuguesa? |
Autor(es): | Fregonezi, Durvali Emilio |
Palavras-chave: | Língua portuguesa - Estudo e ensino;Prescritivismo (Linguística);Linguística Aplicada;Parâmetros Curriculares Nacionais |
Data do documento: | 1999 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista do GELNE (Grupo de Estudos de Estudos Linguísticos do Nordeste) |
Citação: | FREGONEZI, Durvali Emílio. Aconteceu a virada no ensino de língua portuguesa? . Revista do Gelne, Fortaleza (CE), ano 1, n. 2, p. 82-85, 1999. |
Resumo: | Os estudos contemporâneos de linguagem caracterizam- se através de dois movimentos: o deslocamento do foco da frase para o texto e do enunciado para a enunciação. No entanto, basta uma olhada em nossos materiais pedagógicos, basta uma observação nas conversas de estudantes de nossas escolas, basta um rápido contato com professores de língua materna, para concluir que as novas tendências ainda não chegaram às salas de aula. É a marca prescritivista do estudo e do ensino que ainda predomina. Essa mudança nos paradigmas de estudos lingüísticos tem como conseqüência um novo posicionamento do homem diante da linguagem. O objeto linguagem passa a ser visto não mais como um produto a ser dissecado, a ser analisado e sim como um processo. Em última análise, o estudo da linguagem procura o homem que está na linguagem [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46249 |
ISSN: | 1517-7874 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1999_art_defregonezi.pdf | 45,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.