Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46226
Tipo: Capítulo de Livro
Título : Identidade epistemológica e avaliação curricular da formação dos docentes de e ensino religioso na escola pública
Autor : Becker, Michael Reinhard Maria
Palabras clave : Educação;Avaliação do currículo;Formação docente;Ensino religioso
Fecha de publicación : 2011
Editorial : Edições UFC
Citación : BECKER, Michael Reinhard Maria. Identidade epistemológica e avaliação curricular da formação dos docentes de e ensino religioso na escola pública. In: HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho; LEITINHO, Meirecele Calíope (orgs.). Experiências de avaliação curricular: possibilidades teórico-práticas. Fortaleza: Edições UFC, 2011. p. 69-81.
Resumen en portugués brasileño: O nosso texto visa oferecer uma análise das mudanças que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB; Lei Nº 9.394/96) introduziu na identidade do Ensino Religioso (ER) e na formação dos docentes de ER. Nos últimos anos assistimos a uma transformação do ER nas escolas públicas de todo o país, cuja profundidade parece estar longe de ser devidamente percebida. Pela amplitude da mudança em relação ao ER, é mister falar de um novo paradigma em curso mediante a criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). Promulgada em 1996, a nova LDBEN desencadeou uma ampla discussão política e acadêmica em torno da identidade do ER. Na redação doArt. 33, alterado pela Lei Nº 9.475/97,1 da autoria do deputado federal Pe. Roque Zimmermann, o ERnas escolas públicas deixa de ter caráter unicamente monoconfessional. A mudança introduzida pela nova redação do Art. 33 trouxe alterações profundas. Na opinião de Me DONALD (2004, p. 41), p.ex., a lei concebe o ER na sua nova identidade como um processo que antecede qualquer opção por uma denominação religiosa específica: a lei, segundo ele, não apresenta o ER como cristão católico ou ecumênico, nem como inter-religioso, mas como algo que antecede a opção religiosa que se fará na família, na paróquia ou na comunidade religiosa. Consequentemente, essa mudança permite reconhecer a clara distinção epistemológica entre a catequese confessional, como construção da fé de uma religião ou confissão eclesial, e o ER, que visa construir o conhecimento sobre as tradições religiosas. [...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46226
ISBN : 978-85-7282-437-8
Aparece en las colecciones: PPGEB - Capítulos de livro

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2011_capliv_mrmbecker.pdf6,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.