Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46226
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Becker, Michael Reinhard Maria | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-27T14:35:54Z | - |
dc.date.available | 2019-09-27T14:35:54Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | BECKER, Michael Reinhard Maria. Identidade epistemológica e avaliação curricular da formação dos docentes de e ensino religioso na escola pública. In: HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho; LEITINHO, Meirecele Calíope (orgs.). Experiências de avaliação curricular: possibilidades teórico-práticas. Fortaleza: Edições UFC, 2011. p. 69-81. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7282-437-8 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46226 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Avaliação do currículo | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Ensino religioso | pt_BR |
dc.title | Identidade epistemológica e avaliação curricular da formação dos docentes de e ensino religioso na escola pública | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O nosso texto visa oferecer uma análise das mudanças que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB; Lei Nº 9.394/96) introduziu na identidade do Ensino Religioso (ER) e na formação dos docentes de ER. Nos últimos anos assistimos a uma transformação do ER nas escolas públicas de todo o país, cuja profundidade parece estar longe de ser devidamente percebida. Pela amplitude da mudança em relação ao ER, é mister falar de um novo paradigma em curso mediante a criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). Promulgada em 1996, a nova LDBEN desencadeou uma ampla discussão política e acadêmica em torno da identidade do ER. Na redação doArt. 33, alterado pela Lei Nº 9.475/97,1 da autoria do deputado federal Pe. Roque Zimmermann, o ERnas escolas públicas deixa de ter caráter unicamente monoconfessional. A mudança introduzida pela nova redação do Art. 33 trouxe alterações profundas. Na opinião de Me DONALD (2004, p. 41), p.ex., a lei concebe o ER na sua nova identidade como um processo que antecede qualquer opção por uma denominação religiosa específica: a lei, segundo ele, não apresenta o ER como cristão católico ou ecumênico, nem como inter-religioso, mas como algo que antecede a opção religiosa que se fará na família, na paróquia ou na comunidade religiosa. Consequentemente, essa mudança permite reconhecer a clara distinção epistemológica entre a catequese confessional, como construção da fé de uma religião ou confissão eclesial, e o ER, que visa construir o conhecimento sobre as tradições religiosas. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_capliv_mrmbecker.pdf | 6,41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.