Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46173
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | O currículo universitário na formação do professor |
Autor(es): | Campani, Adriana |
Palavras-chave: | Mercado globalizado;Educação escolar;Formação de professores |
Data do documento: | 2005 |
Instituição/Editor/Publicador: | Editora UFC |
Citação: | CAMPANI, Adriana. O currículo universitário na formação do professor. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 17-36. |
Resumo: | O discurso produzido pelas políticas educacionais no Brasil destaca a urgência de uma "educação geral para todos" pois a sociedade brasiIeira precisa estar preparada para atender às demandas de um mercado globalizado e altamente informatizado. Esse desafio, segundo o governo, deve ser enfrentado pela educação escolar porquanto cabe à escola um conjunto de novas tarefas como "instituição que desenvolve uma prática educativa planejada e sistemática durante um período contínuo e extenso de tempo na vida das pessoas" (PRADO, 1999, p.1 21). [...] No Brasil, especificamente, as reformas educacionais ocorrem a partir da segunda metade da década de 90. Uma das metas destas reformas é redimensionar o projeto de formação de professores no ensino superior, mediante diretrizes curriculares e linhas norteadoras para novos projetos político-pedagógicos das instituições. Com base nisso, percebemos nítida preocupação por parte do discurso oficial em estabelecer novos conhecimentos e novas formas de aprendizagem destes, na tentativa de inserir uma nova lógica de formação. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46173 |
ISBN: | 85 7282 188 0 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2005_capliv_acampani.pdf | 4,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.