Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46173
Type: | Capítulo de Livro |
Title: | O currículo universitário na formação do professor |
Authors: | Campani, Adriana |
Keywords: | Mercado globalizado;Educação escolar;Formação de professores |
Issue Date: | 2005 |
Publisher: | Editora UFC |
Citation: | CAMPANI, Adriana. O currículo universitário na formação do professor. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 17-36. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O discurso produzido pelas políticas educacionais no Brasil destaca a urgência de uma "educação geral para todos" pois a sociedade brasiIeira precisa estar preparada para atender às demandas de um mercado globalizado e altamente informatizado. Esse desafio, segundo o governo, deve ser enfrentado pela educação escolar porquanto cabe à escola um conjunto de novas tarefas como "instituição que desenvolve uma prática educativa planejada e sistemática durante um período contínuo e extenso de tempo na vida das pessoas" (PRADO, 1999, p.1 21). [...] No Brasil, especificamente, as reformas educacionais ocorrem a partir da segunda metade da década de 90. Uma das metas destas reformas é redimensionar o projeto de formação de professores no ensino superior, mediante diretrizes curriculares e linhas norteadoras para novos projetos político-pedagógicos das instituições. Com base nisso, percebemos nítida preocupação por parte do discurso oficial em estabelecer novos conhecimentos e novas formas de aprendizagem destes, na tentativa de inserir uma nova lógica de formação. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46173 |
ISBN: | 85 7282 188 0 |
Appears in Collections: | PPGEB - Capítulos de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2005_capliv_acampani.pdf | 4,08 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.