Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45807
Tipo: Capítulo de Livro
Título: A teoria crítica, a escola de Frankfurt e a educação
Autor(es): Ribeiro, Luís Távora Furtado
Palavras-chave: Sociologia crítica;Escola de Frankfurt;Educação;Positivismo;Racionalidade
Data do documento: 2010
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: RIBEIRO, Luís Távora Furtado. A teoria crítica, a escola de Frankfurt e a educação. In: RIBEIRO, Luís Távora Furtado; RIBEIRO, Marco Aurélio de Patrício. Temas educacionais: uma coletânea de artigos. Fortaleza: Edições UFC, 2010. p. 165-177.
Resumo: A Teoria Crítica surge dos dilemas históricos nas primeiras décadas do século XX, ante o fracasso da sociedade burguesa - falida em sua promessa de criação de uma sociedade justa e igualitária, livre e fraterna -, e da decepção com os rumos autoritários seguidos pelo socialismo real. Ela aparece a partir da fundação do Instituto de Pesquisas Sociais no ano de 1923, em Frankfurt, na Alemanha. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45807
ISBN: 978-85-7282-389-0
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_capliv_ltfribeiro.pdf7,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.