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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45802
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título : | Questões atuais sobre a reforma curricular |
Autor : | Ribeiro, Luís Távora Furtado |
Palabras clave : | Reforma do currículo;Educação;Formação do cidadão;Pedagogia |
Fecha de publicación : | 2010 |
Editorial : | Edições UFC |
Citación : | RIBEIRO, Luís Távora Furtado. Questões atuais sobre a reforma curricular. In: RIBEIRO, Luís Távora Furtado; RIBEIRO, Marco Aurélio de Patrício. Temas educacionais: uma coletânea de artigos. Fortaleza: Edições UFC, 2010. p. 132-145. |
Resumen en portugués brasileño: | Existem pelo menos dois grandes níveis ou instâncias que podem definir o currículo. A primeira delas, mais ampla e permanente, é o Estado. A segunda, mais específica e transitória, o Governo. Cabe ao Estado definir, se possível para um longo período, aspectos de organização, legislação geral e administração das práticas escolares, ao passo que os governos seriam responsáveis pela manutenção do sistema, pela avaliação e ação no âmbito educacional. Em outras palavras, caberia ao Estado estabelecer as linhas gerais da organização da educação e da escola, e aos diferentes governos implementar políticas para que a educação atingisse certos objetivos. Nesse sentido, o lócus privilegiado da materialização do currículo seria a escola, e seus atores principais seriam os professores e alunos. De maneira ampla, o grande objetivo da educação e do currículo seria então o de promover a formação de atores produtivos e autônomos. [...] |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45802 |
ISBN : | 978-85-7282-389-0 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Capítulos de livro |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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