Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45802
Tipo: Capítulo de Livro
Título : Questões atuais sobre a reforma curricular
Autor : Ribeiro, Luís Távora Furtado
Palabras clave : Reforma do currículo;Educação;Formação do cidadão;Pedagogia
Fecha de publicación : 2010
Editorial : Edições UFC
Citación : RIBEIRO, Luís Távora Furtado. Questões atuais sobre a reforma curricular. In: RIBEIRO, Luís Távora Furtado; RIBEIRO, Marco Aurélio de Patrício. Temas educacionais: uma coletânea de artigos. Fortaleza: Edições UFC, 2010. p. 132-145.
Resumen en portugués brasileño: Existem pelo menos dois grandes níveis ou instâncias que podem definir o currículo. A primeira delas, mais ampla e permanente, é o Estado. A segunda, mais específica e transitória, o Governo. Cabe ao Estado definir, se possível para um longo período, aspectos de organização, legislação geral e administração das práticas escolares, ao passo que os governos seriam responsáveis pela manutenção do sistema, pela avaliação e ação no âmbito educacional. Em outras palavras, caberia ao Estado estabelecer as linhas gerais da organização da educação e da escola, e aos diferentes governos implementar políticas para que a educação atingisse certos objetivos. Nesse sentido, o lócus privilegiado da materialização do currículo seria a escola, e seus atores principais seriam os professores e alunos. De maneira ampla, o grande objetivo da educação e do currículo seria então o de promover a formação de atores produtivos e autônomos. [...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45802
ISBN : 978-85-7282-389-0
Aparece en las colecciones: PPGEB - Capítulos de livro

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2010_capliv_ltfribeiro.pdf8,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.