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dc.contributor.authorRibeiro, Luís Távora Furtado-
dc.date.accessioned2019-09-16T11:39:18Z-
dc.date.available2019-09-16T11:39:18Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Luís Távora Furtado. Questões atuais sobre a reforma curricular. In: RIBEIRO, Luís Távora Furtado; RIBEIRO, Marco Aurélio de Patrício. Temas educacionais: uma coletânea de artigos. Fortaleza: Edições UFC, 2010. p. 132-145.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7282-389-0-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45802-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectReforma do currículopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFormação do cidadãopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleQuestões atuais sobre a reforma curricularpt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrExistem pelo menos dois grandes níveis ou instâncias que podem definir o currículo. A primeira delas, mais ampla e permanente, é o Estado. A segunda, mais específica e transitória, o Governo. Cabe ao Estado definir, se possível para um longo período, aspectos de organização, legislação geral e administração das práticas escolares, ao passo que os governos seriam responsáveis pela manutenção do sistema, pela avaliação e ação no âmbito educacional. Em outras palavras, caberia ao Estado estabelecer as linhas gerais da organização da educação e da escola, e aos diferentes governos implementar políticas para que a educação atingisse certos objetivos. Nesse sentido, o lócus privilegiado da materialização do currículo seria a escola, e seus atores principais seriam os professores e alunos. De maneira ampla, o grande objetivo da educação e do currículo seria então o de promover a formação de atores produtivos e autônomos. [...]pt_BR
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