Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45458
Type: | Capítulo de Livro |
Title: | O facebook como ferramenta pedagógica para o ensino de tipos e gêneros textuais |
Authors: | Silva, Talyson Marques da Costa, Expedito Wellington Chaves |
Keywords: | Aprendizagem;Educação;Internet;Formação dos profissionais da educação |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | IFCE |
Citation: | SILVA, Talyson Marques da; COSTA, Expedito Wellington Chaves. O facebook como ferramenta pedagógica para o ensino de tipos e gêneros textuais. In: SILVA, Solonildo Almeida da; SILVA, Simone Cesar da (orgs.). Arte e docência. Fortaleza: IFCE, 2015. p. 291-303. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente artigo tem por objetivo primeiro colaborar com a formação dos professores de Língua Portuguesa no ensino de tipos e gêneros textuais a alunos do primeiro ano do ensino médio. Tem-se percebido com frequência que os professores estão dispostos a inovar em sala de aula, recorrendo à ludicidade para abordar os conteúdos curriculares. Neste sentido, com a experiência docente PIBID, propõe-se o uso da rede social facebook como uma ferramenta para o ensino de tais teorias. Este artigo apresenta conceitos de tipos e gêneros textuais, de alguns teóricos, dentre eles Bakthin (2000), Travaglia (2002) e Marcuschi (2002), haja vista a capacitação e fundamentação teórica dos professores. Neste trabalho destaca-se também o relato da experiência do PIBID de Letras do Instituto Federal do Ceará - campus Crateús ao usar o facebook como ferramenta lúdica e pedagógica, mostrando resultados parciais e o que ainda será feito na continuação dessa proposta. Os resultados, embora ainda parciais, já demonstram maior interesse dos alunos na aprendizagem de Língua Portuguesa. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45458 |
ISBN: | 978-85-420-0661-2 |
Appears in Collections: | PPGEB - Capítulos de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2015_capliv_tmsilvaewccosta.pdf | 8,16 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.