Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45458
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Talyson Marques da-
dc.contributor.authorCosta, Expedito Wellington Chaves-
dc.date.accessioned2019-09-05T15:06:56Z-
dc.date.available2019-09-05T15:06:56Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSILVA, Talyson Marques da; COSTA, Expedito Wellington Chaves. O facebook como ferramenta pedagógica para o ensino de tipos e gêneros textuais. In: SILVA, Solonildo Almeida da; SILVA, Simone Cesar da (orgs.). Arte e docência. Fortaleza: IFCE, 2015. p. 291-303.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-420-0661-2-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45458-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFCEpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectFormação dos profissionais da educaçãopt_BR
dc.titleO facebook como ferramenta pedagógica para o ensino de tipos e gêneros textuaispt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo tem por objetivo primeiro colaborar com a formação dos professores de Língua Portuguesa no ensino de tipos e gêneros textuais a alunos do primeiro ano do ensino médio. Tem-se percebido com frequência que os professores estão dispostos a inovar em sala de aula, recorrendo à ludicidade para abordar os conteúdos curriculares. Neste sentido, com a experiência docente PIBID, propõe-se o uso da rede social facebook como uma ferramenta para o ensino de tais teorias. Este artigo apresenta conceitos de tipos e gêneros textuais, de alguns teóricos, dentre eles Bakthin (2000), Travaglia (2002) e Marcuschi (2002), haja vista a capacitação e fundamentação teórica dos professores. Neste trabalho destaca-se também o relato da experiência do PIBID de Letras do Instituto Federal do Ceará - campus Crateús ao usar o facebook como ferramenta lúdica e pedagógica, mostrando resultados parciais e o que ainda será feito na continuação dessa proposta. Os resultados, embora ainda parciais, já demonstram maior interesse dos alunos na aprendizagem de Língua Portuguesa.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_capliv_tmsilvaewccosta.pdf8,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.