Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45458
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Talyson Marques da | - |
dc.contributor.author | Costa, Expedito Wellington Chaves | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-05T15:06:56Z | - |
dc.date.available | 2019-09-05T15:06:56Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Talyson Marques da; COSTA, Expedito Wellington Chaves. O facebook como ferramenta pedagógica para o ensino de tipos e gêneros textuais. In: SILVA, Solonildo Almeida da; SILVA, Simone Cesar da (orgs.). Arte e docência. Fortaleza: IFCE, 2015. p. 291-303. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-420-0661-2 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45458 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFCE | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Internet | pt_BR |
dc.subject | Formação dos profissionais da educação | pt_BR |
dc.title | O facebook como ferramenta pedagógica para o ensino de tipos e gêneros textuais | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente artigo tem por objetivo primeiro colaborar com a formação dos professores de Língua Portuguesa no ensino de tipos e gêneros textuais a alunos do primeiro ano do ensino médio. Tem-se percebido com frequência que os professores estão dispostos a inovar em sala de aula, recorrendo à ludicidade para abordar os conteúdos curriculares. Neste sentido, com a experiência docente PIBID, propõe-se o uso da rede social facebook como uma ferramenta para o ensino de tais teorias. Este artigo apresenta conceitos de tipos e gêneros textuais, de alguns teóricos, dentre eles Bakthin (2000), Travaglia (2002) e Marcuschi (2002), haja vista a capacitação e fundamentação teórica dos professores. Neste trabalho destaca-se também o relato da experiência do PIBID de Letras do Instituto Federal do Ceará - campus Crateús ao usar o facebook como ferramenta lúdica e pedagógica, mostrando resultados parciais e o que ainda será feito na continuação dessa proposta. Os resultados, embora ainda parciais, já demonstram maior interesse dos alunos na aprendizagem de Língua Portuguesa. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_capliv_tmsilvaewccosta.pdf | 8,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.