Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45350
Tipo: | Resumo |
Título : | Importância da matemática financeira para alunos de ciências contábeis: um estudo de caso com os alunos da Universidade Federal do Ceará |
Autor : | Vasconcelos, Victor Daniel Marques, Érico Veras |
Palabras clave : | Matemática Financeira;Desenvolvimento Pessoal;Desenvolvimento Profissional |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | VASCONCELOS, Victor Daniel; MARQUES, Érico Veras. Importância da matemática financeira para alunos de ciências contábeis: um estudo de caso com os alunos da Universidade Federal do Ceará. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
Resumen en portugués brasileño: | A matemática financeira e contabilidade estão interligadas ambas usam dados quantitativos e para o desenvolvimento pessoal e profissional de um estudante de ciências contábeis é interessante que ele saiba usar os conceitos aprendidos na disciplina e que esteja financeiramente educado. Os conhecimentos aprendidos com a matemática financeira poderão ser utilizados nas mais variadas situações na vida acadêmica e profissional, toda vez que você for fazer algum empréstimo ou aplicar seu dinheiro, por exemplo, usará ferramentas aprendidas com ela. O objetivo geral do trabalho é verificar a importância da disciplina de matemática financeira no desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Ceará. Os objetivos específicos são: analisar o comportamento, do ponto de vista financeiro, dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade Federal Ceará e verificar a relevância dos conhecimentos aprendidos com a matemática financeira em situações do cotidiano. Utilizou-se um questionário de 10 questões, que foi respondido por 101 alunos de Ciências Contábeis da UFC, que já tenha cursado a disciplina, para fazer a estatística descritiva da amostra foi usado o programa SPSS 20. Os resultados mostram que 85,1 % das pessoas acham a disciplina essencial para o curso de Contábeis. Os dados mostram que 75,2 % dos alunos dizem que a disciplina ajudou na sua vida pessoal e 64,4 % que ajudaram na sua vida profissional. Por fim, a pesquisa mostra que 79,2 % dos discentes concluíram que suas decisões econômicas melhoraram após ter feito a disciplina. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45350 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_vdvasconcelos.pdf | 48,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.