Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45350
Type: Resumo
Title: Importância da matemática financeira para alunos de ciências contábeis: um estudo de caso com os alunos da Universidade Federal do Ceará
Authors: Vasconcelos, Victor Daniel
Marques, Érico Veras
Keywords: Matemática Financeira;Desenvolvimento Pessoal;Desenvolvimento Profissional
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: VASCONCELOS, Victor Daniel; MARQUES, Érico Veras. Importância da matemática financeira para alunos de ciências contábeis: um estudo de caso com os alunos da Universidade Federal do Ceará. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Abstract in Brazilian Portuguese: A matemática financeira e contabilidade estão interligadas ambas usam dados quantitativos e para o desenvolvimento pessoal e profissional de um estudante de ciências contábeis é interessante que ele saiba usar os conceitos aprendidos na disciplina e que esteja financeiramente educado. Os conhecimentos aprendidos com a matemática financeira poderão ser utilizados nas mais variadas situações na vida acadêmica e profissional, toda vez que você for fazer algum empréstimo ou aplicar seu dinheiro, por exemplo, usará ferramentas aprendidas com ela. O objetivo geral do trabalho é verificar a importância da disciplina de matemática financeira no desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Ceará. Os objetivos específicos são: analisar o comportamento, do ponto de vista financeiro, dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade Federal Ceará e verificar a relevância dos conhecimentos aprendidos com a matemática financeira em situações do cotidiano. Utilizou-se um questionário de 10 questões, que foi respondido por 101 alunos de Ciências Contábeis da UFC, que já tenha cursado a disciplina, para fazer a estatística descritiva da amostra foi usado o programa SPSS 20. Os resultados mostram que 85,1 % das pessoas acham a disciplina essencial para o curso de Contábeis. Os dados mostram que 75,2 % dos alunos dizem que a disciplina ajudou na sua vida pessoal e 64,4 % que ajudaram na sua vida profissional. Por fim, a pesquisa mostra que 79,2 % dos discentes concluíram que suas decisões econômicas melhoraram após ter feito a disciplina.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45350
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_vdvasconcelos.pdf48,87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.