Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45345
Tipo: | Resumo |
Título : | Fatores que podem influenciar na evasão do curso de educação física |
Autor : | Mota, Tassiany dos Santos Mesquita, Naiara Pinto Silva, Aline Costa da Santos, Samuel Lopes dos Silva, Maria Eleni Henrique da |
Palabras clave : | Educação física;Formação;Evasão |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | MOTA, Tassiany dos Santos et al. Fatores que podem influenciar na evasão do curso de educação física. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
Resumen en portugués brasileño: | Neste trabalho procurou-se descobrir fatores que, possivelmente, estão associados à evasão do Curso de educação física da Universidade Federal do Ceará. Atualmente o Instituto de Educação Física e Esportes possui 654 alunos com vinculo ativo. No primeiro período de 2015, ingressaram no curso pelo processo de transferência de curso, mudança de curso, nova modalidade de ingresso e pelo tradicional sistema de seleção unificada (SISU), 134 alunos e 31 cancelaram a matricula. Em 2015.2 Ingressaram 67 alunos e 17 cancelaram a matricula. No ano seguinte 2016.1, 149 ingressaram, 18 cancelaram e 1 trancou a matricula, em 2016.2, 79 ingressaram e 12 cancelaram a matricula. Subentendo que a Evasão é maior nos primeiros semestres, a pesquisa restringiu aos alunos ingressantes nestes períodos, nos cursos de licenciatura e bacharelado, diurno e noturno de educação física. Um questionário pré-estruturado com aproximadamente 15 itens foi aplicado aos alunos, as principais perguntas do questionário são: quantos vestibulares e para quais cursos o aluno já realizou, se está satisfeito com suas notas, se já pensou em abandonar o curso, se está satisfeito e como avalia o curso de Educação Física. Tais perguntas tem o objetivo de diagnosticar os possíveis fatores que podem ser identificados como causas para o abandono da carreira acadêmica. A fim de colaborar com o aluno que se encontram ainda indecisos ou com duvidas em relação ao curso escolhido, o projeto Interações na perspectiva de formar-se, realiza intervenções como: Formar-cine, vídeos de motivação nos intervalos entre outros, tais atividades são realizadas ao longo do ano. As analises iniciais indicam que muitos alunos encontram-se indecisos com o curso que escolheu que já prestaram vários vestibulares para vários cursos e que já pensaram em abandonar o curso e que avaliam o curso como ótimo e bom. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45345 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_tsmota.pdf | 49,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.