Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45345
Type: Resumo
Title: Fatores que podem influenciar na evasão do curso de educação física
Authors: Mota, Tassiany dos Santos
Mesquita, Naiara Pinto
Silva, Aline Costa da
Santos, Samuel Lopes dos
Silva, Maria Eleni Henrique da
Keywords: Educação física;Formação;Evasão
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: MOTA, Tassiany dos Santos et al. Fatores que podem influenciar na evasão do curso de educação física. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Abstract in Brazilian Portuguese: Neste trabalho procurou-se descobrir fatores que, possivelmente, estão associados à evasão do Curso de educação física da Universidade Federal do Ceará. Atualmente o Instituto de Educação Física e Esportes possui 654 alunos com vinculo ativo. No primeiro período de 2015, ingressaram no curso pelo processo de transferência de curso, mudança de curso, nova modalidade de ingresso e pelo tradicional sistema de seleção unificada (SISU), 134 alunos e 31 cancelaram a matricula. Em 2015.2 Ingressaram 67 alunos e 17 cancelaram a matricula. No ano seguinte 2016.1, 149 ingressaram, 18 cancelaram e 1 trancou a matricula, em 2016.2, 79 ingressaram e 12 cancelaram a matricula. Subentendo que a Evasão é maior nos primeiros semestres, a pesquisa restringiu aos alunos ingressantes nestes períodos, nos cursos de licenciatura e bacharelado, diurno e noturno de educação física. Um questionário pré-estruturado com aproximadamente 15 itens foi aplicado aos alunos, as principais perguntas do questionário são: quantos vestibulares e para quais cursos o aluno já realizou, se está satisfeito com suas notas, se já pensou em abandonar o curso, se está satisfeito e como avalia o curso de Educação Física. Tais perguntas tem o objetivo de diagnosticar os possíveis fatores que podem ser identificados como causas para o abandono da carreira acadêmica. A fim de colaborar com o aluno que se encontram ainda indecisos ou com duvidas em relação ao curso escolhido, o projeto Interações na perspectiva de formar-se, realiza intervenções como: Formar-cine, vídeos de motivação nos intervalos entre outros, tais atividades são realizadas ao longo do ano. As analises iniciais indicam que muitos alunos encontram-se indecisos com o curso que escolheu que já prestaram vários vestibulares para vários cursos e que já pensaram em abandonar o curso e que avaliam o curso como ótimo e bom.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45345
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_tsmota.pdf49,75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.