Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45345
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMota, Tassiany dos Santos-
dc.contributor.authorMesquita, Naiara Pinto-
dc.contributor.authorSilva, Aline Costa da-
dc.contributor.authorSantos, Samuel Lopes dos-
dc.contributor.authorSilva, Maria Eleni Henrique da-
dc.date.accessioned2019-09-02T13:44:57Z-
dc.date.available2019-09-02T13:44:57Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMOTA, Tassiany dos Santos et al. Fatores que podem influenciar na evasão do curso de educação física. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45345-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.titleFatores que podem influenciar na evasão do curso de educação físicapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste trabalho procurou-se descobrir fatores que, possivelmente, estão associados à evasão do Curso de educação física da Universidade Federal do Ceará. Atualmente o Instituto de Educação Física e Esportes possui 654 alunos com vinculo ativo. No primeiro período de 2015, ingressaram no curso pelo processo de transferência de curso, mudança de curso, nova modalidade de ingresso e pelo tradicional sistema de seleção unificada (SISU), 134 alunos e 31 cancelaram a matricula. Em 2015.2 Ingressaram 67 alunos e 17 cancelaram a matricula. No ano seguinte 2016.1, 149 ingressaram, 18 cancelaram e 1 trancou a matricula, em 2016.2, 79 ingressaram e 12 cancelaram a matricula. Subentendo que a Evasão é maior nos primeiros semestres, a pesquisa restringiu aos alunos ingressantes nestes períodos, nos cursos de licenciatura e bacharelado, diurno e noturno de educação física. Um questionário pré-estruturado com aproximadamente 15 itens foi aplicado aos alunos, as principais perguntas do questionário são: quantos vestibulares e para quais cursos o aluno já realizou, se está satisfeito com suas notas, se já pensou em abandonar o curso, se está satisfeito e como avalia o curso de Educação Física. Tais perguntas tem o objetivo de diagnosticar os possíveis fatores que podem ser identificados como causas para o abandono da carreira acadêmica. A fim de colaborar com o aluno que se encontram ainda indecisos ou com duvidas em relação ao curso escolhido, o projeto Interações na perspectiva de formar-se, realiza intervenções como: Formar-cine, vídeos de motivação nos intervalos entre outros, tais atividades são realizadas ao longo do ano. As analises iniciais indicam que muitos alunos encontram-se indecisos com o curso que escolheu que já prestaram vários vestibulares para vários cursos e que já pensaram em abandonar o curso e que avaliam o curso como ótimo e bom.pt_BR
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_tsmota.pdf49,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.