Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/4509
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Construção de identidades profissionais: da formação profissional à vivência da inserção no mercado de trabalho |
Título en inglés: | Construction of professional identity: the experience of vocational trainng in the labor market integration |
Autor : | OLIVEIRA, Patricia Whebber Souza de |
Palabras clave : | Construção de identidades;Identidades profissionais;Formação profissional;Identity construction;Professional identity;Professional education |
Fecha de publicación : | 2011 |
Editorial : | http://www.revistalabor.ufc.br/artigos6.php |
Citación : | OLIVEIRA, P.W. S. (2011) |
Resumen en portugués brasileño: | Este artigo trata do processo de construção de identidades profissionais no contexto da formação profissional à inserção no mercado de trabalho. Teve como base uma pesquisa qualitativa realizada numa instituição de formação profissional, com a participação de alunos e professores, cujo objetivo foi compreender os processos de socialização e construção de tipos identitários na trajetória de formação profissional à vivência de inserção no mercado de trabalho. Com o enfoque etnográfico e etnometodológico, buscou-se compreender a trajetória escolar e profissional (do início do curso à inserção no mercado de trabalho) através da observação-participante, entrevistas, questionários e análise documental. Como suporte teórico destacou-se as contribuições de Dubar (1997, 1998), com seu estudo de configurações identitárias. Os resultados demonstraram que os cursos contribuíram para construção de tipos identitários, principalmente da identidade para o trabalho. Esta, por sua vez, quando da vivência de trabalho, foi reconstruída em duas, nova identidade de empresa e nova identidade de oficio. Os tipos identitários encontrados se distinguiram em identidade em formação (trajetória escolar) e identidade em exercício (trajetória profissional). |
Abstract: | This article deals with the process of professional identity construction in the context of professional education into the labor market. It was based on a qualitative research conducted at an institution of professional education, with the participation of students and teachers, whose objective was to understand the processes of socialization and construction of identity types in the course of the professional education and experience of entering the labor market. With ethnographic and ethnomethodological approach, we sought to understand the educational and professional career (the course starts to move into the labor market) through participant observation, interviews, questionnaires and document analysis. As theoretical support highlighted the contributions of Dubar (1997, 1998) with his study of identity configurations. The results showed that the courses have contributed to the construction of identity types, especially the identity for the job. This, in turn, when the experience of work, was rebuilt in two, new corporate identity new occupation identity. The identity types found have distinguished themselves in identity in formation (school performance) and identity in exercise (career). |
Descripción : | OLIVEIRA, Patricia Whebber Souza de. Construção de identidades profissionais: da formação profissional à vivência da inserção no mercado de trabalho. Revista do LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 6, p. 344-362, 2011. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4509 |
ISSN : | 1983-5000 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_aRT_PWSOliveira.pdf | 147 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.