Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/4509
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Construção de identidades profissionais: da formação profissional à vivência da inserção no mercado de trabalho
Título en inglés: Construction of professional identity: the experience of vocational trainng in the labor market integration
Autor : OLIVEIRA, Patricia Whebber Souza de
Palabras clave : Construção de identidades;Identidades profissionais;Formação profissional;Identity construction;Professional identity;Professional education
Fecha de publicación : 2011
Editorial : http://www.revistalabor.ufc.br/artigos6.php
Citación : OLIVEIRA, P.W. S. (2011)
Resumen en portugués brasileño: Este artigo trata do processo de construção de identidades profissionais no contexto da formação profissional à inserção no mercado de trabalho. Teve como base uma pesquisa qualitativa realizada numa instituição de formação profissional, com a participação de alunos e professores, cujo objetivo foi compreender os processos de socialização e construção de tipos identitários na trajetória de formação profissional à vivência de inserção no mercado de trabalho. Com o enfoque etnográfico e etnometodológico, buscou-se compreender a trajetória escolar e profissional (do início do curso à inserção no mercado de trabalho) através da observação-participante, entrevistas, questionários e análise documental. Como suporte teórico destacou-se as contribuições de Dubar (1997, 1998), com seu estudo de configurações identitárias. Os resultados demonstraram que os cursos contribuíram para construção de tipos identitários, principalmente da identidade para o trabalho. Esta, por sua vez, quando da vivência de trabalho, foi reconstruída em duas, nova identidade de empresa e nova identidade de oficio. Os tipos identitários encontrados se distinguiram em identidade em formação (trajetória escolar) e identidade em exercício (trajetória profissional).
Abstract: This article deals with the process of professional identity construction in the context of professional education into the labor market. It was based on a qualitative research conducted at an institution of professional education, with the participation of students and teachers, whose objective was to understand the processes of socialization and construction of identity types in the course of the professional education and experience of entering the labor market. With ethnographic and ethnomethodological approach, we sought to understand the educational and professional career (the course starts to move into the labor market) through participant observation, interviews, questionnaires and document analysis. As theoretical support highlighted the contributions of Dubar (1997, 1998) with his study of identity configurations. The results showed that the courses have contributed to the construction of identity types, especially the identity for the job. This, in turn, when the experience of work, was rebuilt in two, new corporate identity new occupation identity. The identity types found have distinguished themselves in identity in formation (school performance) and identity in exercise (career).
Descripción : OLIVEIRA, Patricia Whebber Souza de. Construção de identidades profissionais: da formação profissional à vivência da inserção no mercado de trabalho. Revista do LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 6, p. 344-362, 2011.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4509
ISSN : 1983-5000
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2011_aRT_PWSOliveira.pdf147 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.