Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/4509
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Patricia Whebber Souza de-
dc.date.accessioned2013-02-16T18:30:05Z-
dc.date.available2013-02-16T18:30:05Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, P.W. S. (2011)pt_BR
dc.identifier.issn1983-5000-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4509-
dc.descriptionOLIVEIRA, Patricia Whebber Souza de. Construção de identidades profissionais: da formação profissional à vivência da inserção no mercado de trabalho. Revista do LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 6, p. 344-362, 2011.pt_BR
dc.description.abstractThis article deals with the process of professional identity construction in the context of professional education into the labor market. It was based on a qualitative research conducted at an institution of professional education, with the participation of students and teachers, whose objective was to understand the processes of socialization and construction of identity types in the course of the professional education and experience of entering the labor market. With ethnographic and ethnomethodological approach, we sought to understand the educational and professional career (the course starts to move into the labor market) through participant observation, interviews, questionnaires and document analysis. As theoretical support highlighted the contributions of Dubar (1997, 1998) with his study of identity configurations. The results showed that the courses have contributed to the construction of identity types, especially the identity for the job. This, in turn, when the experience of work, was rebuilt in two, new corporate identity new occupation identity. The identity types found have distinguished themselves in identity in formation (school performance) and identity in exercise (career).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.revistalabor.ufc.br/artigos6.phppt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConstrução de identidadespt_BR
dc.subjectIdentidades profissionaispt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectIdentity constructionpt_BR
dc.subjectProfessional identitypt_BR
dc.subjectProfessional educationpt_BR
dc.titleConstrução de identidades profissionais: da formação profissional à vivência da inserção no mercado de trabalhopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo trata do processo de construção de identidades profissionais no contexto da formação profissional à inserção no mercado de trabalho. Teve como base uma pesquisa qualitativa realizada numa instituição de formação profissional, com a participação de alunos e professores, cujo objetivo foi compreender os processos de socialização e construção de tipos identitários na trajetória de formação profissional à vivência de inserção no mercado de trabalho. Com o enfoque etnográfico e etnometodológico, buscou-se compreender a trajetória escolar e profissional (do início do curso à inserção no mercado de trabalho) através da observação-participante, entrevistas, questionários e análise documental. Como suporte teórico destacou-se as contribuições de Dubar (1997, 1998), com seu estudo de configurações identitárias. Os resultados demonstraram que os cursos contribuíram para construção de tipos identitários, principalmente da identidade para o trabalho. Esta, por sua vez, quando da vivência de trabalho, foi reconstruída em duas, nova identidade de empresa e nova identidade de oficio. Os tipos identitários encontrados se distinguiram em identidade em formação (trajetória escolar) e identidade em exercício (trajetória profissional).pt_BR
dc.title.enConstruction of professional identity: the experience of vocational trainng in the labor market integrationpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_aRT_PWSOliveira.pdf147 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.