Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44878
Tipo: | Resumo |
Título : | As influências da avaliação do ensino superior do PPC - Pedagogia |
Autor : | Santos, Juliana Kecia de Menezes Guilhermino, Ellaine Rios de Vasconcelos Castro, Iwi Kettlyn Silva de Castro Ribeiro, Ana Paula de Medeiros |
Palabras clave : | Projeto pedagógico de curso;Avaliação;Pedagogia |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | SANTOS, Juliana Kecia de Menezes et al. As influências da avaliação do ensino superior do PPC - Pedagogia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho apresenta uma análise acerca da influência da Avaliação do Ensino Superior no Projeto Pedagógico do Curso de graduação de Pedagogia Noturno da FACED/UFC. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental direcionada ao entendimento de como esse processo avaliativo está atrelado ao referido PPC de Pedagogia, e ainda verificar se o escopo do Projeto contempla as dimensões obrigatórias sinalizadas pelo SINAES. A principal fonte documental analisada foi o Projeto Pedagógico do referido curso, sobre o qual foi realizada uma análise comparativa considerando aspectos presentes no Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação – IACG, de 2016. Esse instrumento é o norteador da avaliação in loco realizada pelo MEC nos cursos de graduação e traz diversos indicadores que direcionam o olhar investigativo dos avaliadores. Nesse estudo, foram identificados os seguintes resultados: (1) a dimensão denominada Organização didático-pedagógica, no IACG, é a que causa maior influência no PPC; (2) o PPC do curso de Pedagogia atende em muitos aspectos o que demanda o instrumento, havendo, entretanto, pontos que necessitam ser revistos e/ou acrescentados, como uma melhor descrição do perfil do egresso, das metodologias de ensino e aprendizagem para contemplar os aspectos referentes à acessibilidade plena, dentre outros; (3) a organização curricular, bem como as formas de apoio ao discente também precisam ser revistas, a fim de possibilitar um menor índice de evasão no curso. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44878 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_jkmsantos.pdf | 50,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.