Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44878
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Juliana Kecia de Menezes | - |
dc.contributor.author | Guilhermino, Ellaine Rios de Vasconcelos | - |
dc.contributor.author | Castro, Iwi Kettlyn Silva de Castro | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Ana Paula de Medeiros | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-20T16:45:20Z | - |
dc.date.available | 2019-08-20T16:45:20Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Juliana Kecia de Menezes et al. As influências da avaliação do ensino superior do PPC - Pedagogia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44878 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Projeto pedagógico de curso | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.title | As influências da avaliação do ensino superior do PPC - Pedagogia | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho apresenta uma análise acerca da influência da Avaliação do Ensino Superior no Projeto Pedagógico do Curso de graduação de Pedagogia Noturno da FACED/UFC. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental direcionada ao entendimento de como esse processo avaliativo está atrelado ao referido PPC de Pedagogia, e ainda verificar se o escopo do Projeto contempla as dimensões obrigatórias sinalizadas pelo SINAES. A principal fonte documental analisada foi o Projeto Pedagógico do referido curso, sobre o qual foi realizada uma análise comparativa considerando aspectos presentes no Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação – IACG, de 2016. Esse instrumento é o norteador da avaliação in loco realizada pelo MEC nos cursos de graduação e traz diversos indicadores que direcionam o olhar investigativo dos avaliadores. Nesse estudo, foram identificados os seguintes resultados: (1) a dimensão denominada Organização didático-pedagógica, no IACG, é a que causa maior influência no PPC; (2) o PPC do curso de Pedagogia atende em muitos aspectos o que demanda o instrumento, havendo, entretanto, pontos que necessitam ser revistos e/ou acrescentados, como uma melhor descrição do perfil do egresso, das metodologias de ensino e aprendizagem para contemplar os aspectos referentes à acessibilidade plena, dentre outros; (3) a organização curricular, bem como as formas de apoio ao discente também precisam ser revistas, a fim de possibilitar um menor índice de evasão no curso. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_jkmsantos.pdf | 50,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.