Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44878
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Juliana Kecia de Menezes-
dc.contributor.authorGuilhermino, Ellaine Rios de Vasconcelos-
dc.contributor.authorCastro, Iwi Kettlyn Silva de Castro-
dc.contributor.authorRibeiro, Ana Paula de Medeiros-
dc.date.accessioned2019-08-20T16:45:20Z-
dc.date.available2019-08-20T16:45:20Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSANTOS, Juliana Kecia de Menezes et al. As influências da avaliação do ensino superior do PPC - Pedagogia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44878-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProjeto pedagógico de cursopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleAs influências da avaliação do ensino superior do PPC - Pedagogiapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho apresenta uma análise acerca da influência da Avaliação do Ensino Superior no Projeto Pedagógico do Curso de graduação de Pedagogia Noturno da FACED/UFC. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental direcionada ao entendimento de como esse processo avaliativo está atrelado ao referido PPC de Pedagogia, e ainda verificar se o escopo do Projeto contempla as dimensões obrigatórias sinalizadas pelo SINAES. A principal fonte documental analisada foi o Projeto Pedagógico do referido curso, sobre o qual foi realizada uma análise comparativa considerando aspectos presentes no Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação – IACG, de 2016. Esse instrumento é o norteador da avaliação in loco realizada pelo MEC nos cursos de graduação e traz diversos indicadores que direcionam o olhar investigativo dos avaliadores. Nesse estudo, foram identificados os seguintes resultados: (1) a dimensão denominada Organização didático-pedagógica, no IACG, é a que causa maior influência no PPC; (2) o PPC do curso de Pedagogia atende em muitos aspectos o que demanda o instrumento, havendo, entretanto, pontos que necessitam ser revistos e/ou acrescentados, como uma melhor descrição do perfil do egresso, das metodologias de ensino e aprendizagem para contemplar os aspectos referentes à acessibilidade plena, dentre outros; (3) a organização curricular, bem como as formas de apoio ao discente também precisam ser revistas, a fim de possibilitar um menor índice de evasão no curso.pt_BR
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_jkmsantos.pdf50,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.