Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44878
Tipo: Resumo
Título: As influências da avaliação do ensino superior do PPC - Pedagogia
Autor(es): Santos, Juliana Kecia de Menezes
Guilhermino, Ellaine Rios de Vasconcelos
Castro, Iwi Kettlyn Silva de Castro
Ribeiro, Ana Paula de Medeiros
Palavras-chave: Projeto pedagógico de curso;Avaliação;Pedagogia
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SANTOS, Juliana Kecia de Menezes et al. As influências da avaliação do ensino superior do PPC - Pedagogia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise acerca da influência da Avaliação do Ensino Superior no Projeto Pedagógico do Curso de graduação de Pedagogia Noturno da FACED/UFC. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental direcionada ao entendimento de como esse processo avaliativo está atrelado ao referido PPC de Pedagogia, e ainda verificar se o escopo do Projeto contempla as dimensões obrigatórias sinalizadas pelo SINAES. A principal fonte documental analisada foi o Projeto Pedagógico do referido curso, sobre o qual foi realizada uma análise comparativa considerando aspectos presentes no Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação – IACG, de 2016. Esse instrumento é o norteador da avaliação in loco realizada pelo MEC nos cursos de graduação e traz diversos indicadores que direcionam o olhar investigativo dos avaliadores. Nesse estudo, foram identificados os seguintes resultados: (1) a dimensão denominada Organização didático-pedagógica, no IACG, é a que causa maior influência no PPC; (2) o PPC do curso de Pedagogia atende em muitos aspectos o que demanda o instrumento, havendo, entretanto, pontos que necessitam ser revistos e/ou acrescentados, como uma melhor descrição do perfil do egresso, das metodologias de ensino e aprendizagem para contemplar os aspectos referentes à acessibilidade plena, dentre outros; (3) a organização curricular, bem como as formas de apoio ao discente também precisam ser revistas, a fim de possibilitar um menor índice de evasão no curso.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44878
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_jkmsantos.pdf50,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.