Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44870
Type: | Resumo |
Title: | Planejamento de atividades de ensino nas disciplinas aquicultura II, piscicultura continental, piscicultura e ranicultura e acompanhamento de atividades de campo - ano 2016 |
Authors: | Xavier, Íris Vasconcelos Barroso, Kepler Cavalcante Oliveira, Elenise Gonçalves de |
Keywords: | Qualidade do ensino;Zootecnia;Engenharia de pesca |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal do Ceará |
Citation: | XAVIER, Íris Vasconcelos; BARROSO, Kepler Cavalcante; OLIVEIRA, Elenise Gonçalves de. Planejamento de atividades de ensino nas disciplinas aquicultura II, piscicultura continental, piscicultura e ranicultura e acompanhamento de atividades de campo - ano 2016. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
Abstract in Brazilian Portuguese: | As disciplinas de Aquicultura II, Piscicultura Continental e Piscicultura abordam o cultivo de peixes continentais e a Ranicultura o de rãs. A disciplina Aquicultura II e Piscicultura Continental são ofertadas em caráter obrigatório ao Curso de Engenharia de Pesca e as demais aos cursos de Engenharia de Pesca e Zootecnia em caráter optativo. Em 2016, o projeto de monitoria de iniciação à docência para as citadas disciplinas teve por objetivo melhorar a qualidade do ensino através da aproximação entre os conceitos teóricos e a prática, possibilitando um maior entendimento sobre a produção de organismos aquáticos continentais. Dentre as atividades previstas para a monitoria estão: organização de textos, planilhas, roteiros de aulas práticas; elaboração de material audiovisual e exercícios escolares; colaboração na organização e acompanhamento de atividades em laboratório e campo; levantamento de referencial bibliográfico e disponibilização aos discentes; vivências de campo em fazendas ou instituições de ensino, onde o aluno tem a oportunidade de vivenciar novas experiências e aplicar os conhecimentos adquiridos em sua vida acadêmica, gerando relatórios e exposições orais, vindo estes a fazer parte do sistema de avaliação do ensino/aprendizagem; acompanhamento do conteúdo e forma de abordagem das atividades, por meio de questionário, de forma a aperfeiçoar as práticas de ensino e melhorar o entendimento do conteúdo. As atividades da monitoria vem se desenvolvendo dentro do previsto. De acordo com as informações levantadas junto aos alunos das disciplinas, as atividades práticas, vivências e documentos entregues durante a realização das atividades são importantes, vindo a ajudar na compreensão do conteúdo. Diante do que foi realizado é possível afirmar que o exercício da monitoria é uma excelente oportunidade para ampliar conhecimentos e consolidar a formação profissional. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44870 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_ivxavier.pdf | 49,85 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.