Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44870
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorXavier, Íris Vasconcelos-
dc.contributor.authorBarroso, Kepler Cavalcante-
dc.contributor.authorOliveira, Elenise Gonçalves de-
dc.date.accessioned2019-08-20T15:09:20Z-
dc.date.available2019-08-20T15:09:20Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationXAVIER, Íris Vasconcelos; BARROSO, Kepler Cavalcante; OLIVEIRA, Elenise Gonçalves de. Planejamento de atividades de ensino nas disciplinas aquicultura II, piscicultura continental, piscicultura e ranicultura e acompanhamento de atividades de campo - ano 2016. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44870-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQualidade do ensinopt_BR
dc.subjectZootecniapt_BR
dc.subjectEngenharia de pescapt_BR
dc.titlePlanejamento de atividades de ensino nas disciplinas aquicultura II, piscicultura continental, piscicultura e ranicultura e acompanhamento de atividades de campo - ano 2016pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs disciplinas de Aquicultura II, Piscicultura Continental e Piscicultura abordam o cultivo de peixes continentais e a Ranicultura o de rãs. A disciplina Aquicultura II e Piscicultura Continental são ofertadas em caráter obrigatório ao Curso de Engenharia de Pesca e as demais aos cursos de Engenharia de Pesca e Zootecnia em caráter optativo. Em 2016, o projeto de monitoria de iniciação à docência para as citadas disciplinas teve por objetivo melhorar a qualidade do ensino através da aproximação entre os conceitos teóricos e a prática, possibilitando um maior entendimento sobre a produção de organismos aquáticos continentais. Dentre as atividades previstas para a monitoria estão: organização de textos, planilhas, roteiros de aulas práticas; elaboração de material audiovisual e exercícios escolares; colaboração na organização e acompanhamento de atividades em laboratório e campo; levantamento de referencial bibliográfico e disponibilização aos discentes; vivências de campo em fazendas ou instituições de ensino, onde o aluno tem a oportunidade de vivenciar novas experiências e aplicar os conhecimentos adquiridos em sua vida acadêmica, gerando relatórios e exposições orais, vindo estes a fazer parte do sistema de avaliação do ensino/aprendizagem; acompanhamento do conteúdo e forma de abordagem das atividades, por meio de questionário, de forma a aperfeiçoar as práticas de ensino e melhorar o entendimento do conteúdo. As atividades da monitoria vem se desenvolvendo dentro do previsto. De acordo com as informações levantadas junto aos alunos das disciplinas, as atividades práticas, vivências e documentos entregues durante a realização das atividades são importantes, vindo a ajudar na compreensão do conteúdo. Diante do que foi realizado é possível afirmar que o exercício da monitoria é uma excelente oportunidade para ampliar conhecimentos e consolidar a formação profissional.pt_BR
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_ivxavier.pdf49,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.