Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44090
Type: Artigo de Periódico
Title: Pensamento computacional no Ensino Fundamental I: um estudo de caso utilizando computação desplugada
Authors: Werlich, Cláudia
Crema, Cristiani
Kemczinski, Avanilde
Gasparini, Isabela
Keywords: Pensamento - Computação;Computação - Ensino Fundamental;Sistematização do Conteúdo Curricular
Issue Date: 2018
Publisher: UFSCar
Citation: WERLICH, Cláudia; CREMA, Cristiani; KEMCZINSKI, Avanilde; GASPARINI, Isabela. Pensamento computacional no Ensino Fundamental I: um estudo de caso utilizando computação desplugada. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 719-728.
Abstract in Brazilian Portuguese: Um problema no processo de ensino e aprendizagem é desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas dos estudantes. Uma estratégia que vem sendo utilizada é o ensino do Pensamento Computacional e a técnica de Computação Desplugada. Esse artigo descreve um estudo de caso realizado na disciplina de Pensamento Computacional em uma escola particular de Ensino Fundamental. O objetivo do estudo de caso foi estimular o raciocínio lógico individual e colaborativo por meio de uma atividade da Computação Desplugada. O estudo foi realizado em duas etapas, a primeira de forma individual e a segunda de forma colaborativa. Como resultado foi identificado que os estudantes do 2º. ano do Ensino Fundamental I melhoraram seus resultados com a atividade em grupo.
Abstract: A problem in the teaching and learning process is developing students' critical thinking and problem-solving skills. A strategy that has been used is the teaching of Computational Thinking and the Unplugged Computing technique. This article describes a case study carried out in the discipline of Computational Thinking in a private elementary school. The goal of the case study was to stimulate the individual and collaborative logical reasoning through a Unplugged Computing activity. The study was accomplished out in two stages, the first one individually and the second collaboratively. As a result it was identified that the students of the 2nd. year of elementary school improved their results with group activity.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44090
ISSN: 2316 8889
Appears in Collections:FACED - Eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_eve_cwerlich.pdf791,9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.