Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44090
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Pensamento computacional no Ensino Fundamental I: um estudo de caso utilizando computação desplugada |
Authors: | Werlich, Cláudia Crema, Cristiani Kemczinski, Avanilde Gasparini, Isabela |
Keywords: | Pensamento - Computação;Computação - Ensino Fundamental;Sistematização do Conteúdo Curricular |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | UFSCar |
Citation: | WERLICH, Cláudia; CREMA, Cristiani; KEMCZINSKI, Avanilde; GASPARINI, Isabela. Pensamento computacional no Ensino Fundamental I: um estudo de caso utilizando computação desplugada. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 719-728. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Um problema no processo de ensino e aprendizagem é desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas dos estudantes. Uma estratégia que vem sendo utilizada é o ensino do Pensamento Computacional e a técnica de Computação Desplugada. Esse artigo descreve um estudo de caso realizado na disciplina de Pensamento Computacional em uma escola particular de Ensino Fundamental. O objetivo do estudo de caso foi estimular o raciocínio lógico individual e colaborativo por meio de uma atividade da Computação Desplugada. O estudo foi realizado em duas etapas, a primeira de forma individual e a segunda de forma colaborativa. Como resultado foi identificado que os estudantes do 2º. ano do Ensino Fundamental I melhoraram seus resultados com a atividade em grupo. |
Abstract: | A problem in the teaching and learning process is developing students' critical thinking and problem-solving skills. A strategy that has been used is the teaching of Computational Thinking and the Unplugged Computing technique. This article describes a case study carried out in the discipline of Computational Thinking in a private elementary school. The goal of the case study was to stimulate the individual and collaborative logical reasoning through a Unplugged Computing activity. The study was accomplished out in two stages, the first one individually and the second collaboratively. As a result it was identified that the students of the 2nd. year of elementary school improved their results with group activity. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44090 |
ISSN: | 2316 8889 |
Appears in Collections: | FACED - Eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018_eve_cwerlich.pdf | 791,9 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.