Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44090
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorWerlich, Cláudia-
dc.contributor.authorCrema, Cristiani-
dc.contributor.authorKemczinski, Avanilde-
dc.contributor.authorGasparini, Isabela-
dc.date.accessioned2019-07-25T11:26:14Z-
dc.date.available2019-07-25T11:26:14Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationWERLICH, Cláudia; CREMA, Cristiani; KEMCZINSKI, Avanilde; GASPARINI, Isabela. Pensamento computacional no Ensino Fundamental I: um estudo de caso utilizando computação desplugada. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 719-728.pt_BR
dc.identifier.issn2316 8889-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44090-
dc.description.abstractA problem in the teaching and learning process is developing students' critical thinking and problem-solving skills. A strategy that has been used is the teaching of Computational Thinking and the Unplugged Computing technique. This article describes a case study carried out in the discipline of Computational Thinking in a private elementary school. The goal of the case study was to stimulate the individual and collaborative logical reasoning through a Unplugged Computing activity. The study was accomplished out in two stages, the first one individually and the second collaboratively. As a result it was identified that the students of the 2nd. year of elementary school improved their results with group activity.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFSCarpt_BR
dc.subjectPensamento - Computaçãopt_BR
dc.subjectComputação - Ensino Fundamentalpt_BR
dc.subjectSistematização do Conteúdo Curricularpt_BR
dc.titlePensamento computacional no Ensino Fundamental I: um estudo de caso utilizando computação desplugadapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrUm problema no processo de ensino e aprendizagem é desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas dos estudantes. Uma estratégia que vem sendo utilizada é o ensino do Pensamento Computacional e a técnica de Computação Desplugada. Esse artigo descreve um estudo de caso realizado na disciplina de Pensamento Computacional em uma escola particular de Ensino Fundamental. O objetivo do estudo de caso foi estimular o raciocínio lógico individual e colaborativo por meio de uma atividade da Computação Desplugada. O estudo foi realizado em duas etapas, a primeira de forma individual e a segunda de forma colaborativa. Como resultado foi identificado que os estudantes do 2º. ano do Ensino Fundamental I melhoraram seus resultados com a atividade em grupo.pt_BR
Aparece nas coleções:FACED - Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_cwerlich.pdf791,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.