Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44020
Type: Artigo de Periódico
Title: Tecnologias digitais e o ensino de estatística: conhecendo a estatística a partir de um recurso educacional digital
Authors: Fernandes, Karen Emanuelle C. G
Sousa, Glejane Bezerra
Silva, Francisca Kelly D.
Lima, Gleison S.
Leitão, Darlene Alves
Souza, Danilo do Carmo de
Castro, Juscileide Braga de
Keywords: Pensamento estatístico - Recurso informático;Prescrições de documentos legais como a BNCC e os PCN;Informatica - Ensino de Estatística
Issue Date: 2018
Publisher: UFSCar
Citation: FERNANDES, Karen Emanuelle C. G; SOUSA, Glejane Bezerra; SILVA, Francisca Kelly D.; LIMA, Gleison S.; LEITÃO, Darlene Alves; SOUZA, Danilo do Carmo de; CASTRO, Juscileide Braga de. Tecnologias digitais e o ensino de estatística: conhecendo a estatística a partir de um recurso educacional digital. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 357-360.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este artigo apresenta o desenvolvimento e a análise de um recurso digital criado no Microsoft Excel para estimular o pensamento estatístico. O presente trabalho fundamenta-se na convergência das prescrições de documentos legais como a BNCC e os PCN para o Ensino Fundamental. Verificou-se que as tecnologias podem contribuir com o ensino de Estatística, com a perspectiva na exploração dos dados e estímulo do espírito crítico. Constatou-se no presente trabalho que a aplicabilidade do recurso é acessível a professores com menos afinidade com a tecnologia, do mesmo modo que supera as limitações encontradas na utilização do Microsoft Excel para o ensino de análise de gráficos.
Abstract: This article presents the development and analysis of a digital resource created in Microsoft Excel to stimulate statistical thinking. The present work is based on the convergence of the prescriptions of legal documents such as BNCC and PCN for Elementary School. It was found that the technologies can contribute with the teaching of Statistics, with the perspective in the exploration of the data and stimulus of the critical spirit. It was verified in the present work that the applicability of the resource is accessible to teachers with less affinity with the technology, in the same way that it overcomes the limitations found in the use of Microsoft Excel for the teaching of graph analysis.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44020
ISSN: 2316 8889
Appears in Collections:FACED - Eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_eve_kecfernandes.pdf581,7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.