Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43756
Type: Capítulo de Livro
Title: Espaço, tempo e subjetividade numa perspectiva interdisciplinar de abordagem geo-histórica do semiárido
Authors: Silva, Josier Ferreira da
Keywords: Subjetividade;Ensino de Geografia;Interdisciplinaridade;Interdisciplinaridade da Educação
Issue Date: 2016
Publisher: Edições UFC
Citation: Silva, Josier Ferreira da. Espaço, tempo e subjetividade numa perspectiva interdisciplinar de abordagem geo-histórica do semiárido. LDB 20 anos: política, história e espaços educacionais. Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 68-87..
Abstract in Brazilian Portuguese: Na abordagem geográfica, não raro, tem se limitado á valorização da materialidade produzida, omitindo a dimensão da subjetividade, marca da pelas experiências do homem no processo da sua interatividade como o espaço. Nesta tendência, este último ganha o status de produto social eminentemente por ser decorrente da produção humana, privilegiando a matéria sobre os indivíduos. [...] Nestas condições, abre-se espaço para a interpretação, onde os sujeitos emergem não apenas na condição de produtores do espaço, mas como: seres que os constroem e os interpretam, condicionados por suas vivências, fazendo surgir uma nova realidade, subjetiva, mas que se dá não no campo do idealismo, mas como resultado de um processo de interatividade dos sentidos com a materialidade do mundo. Esse espaço não é mais eminentemente objetivo, mas produto das representações que envolvem a experiência cotidiana dos sujeitos com o meio onde atuam, com a materialidade, que ganham funções, integradas às concepções de mundo e aos sentidos de suas vidas. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43756
ISBN: 978 85 7282 708 9
Appears in Collections:PPGEB - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_capliv_jfsilva.pdf15,55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.