Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43650
Type: Artigo de Periódico
Title: Arcabouço conceitual de adaptação de recursos educacionais
Authors: Frota, Vitor Bremgartner da
Magalhães Netto, José Francisco de
Menezes, Crediné Silva de
Keywords: Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs);Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) - Aprendizagem efetiva;Arquiteturas Pedagógicas - aprendizagem
Issue Date: 2018
Publisher: SBC
Citation: FROTA, Vitor Bremgartner da; MAGALHÃES NETTO, José Francisco de; MENEZES, Crediné Silva de. Arcabouço conceitual de adaptação de recursos educacionais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 1-10.
Abstract in Brazilian Portuguese: Frequentemente, os recursos existentes em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) são apresentados da mesma forma para todos os alunos. Isto pode não ser útil para a aprendizagem efetiva de cada aluno. Assim, a abordagem adotada para resolver este problema é baseada em um framework chamado ArCARE (Arcabouço Conceitual para Adaptação de Recursos Educacionais em AVAs), sendo uma estratégia que permite o desenvolvimento de sistemas que promovam a adaptação de recursos em AVAs a partir do perfil de cada aluno. Tal framework tem como objetivo a construção do conhecimento dos alunos, utilizando tecnologia de agentes que lidam com uma ontologia de Modelo Aberto de Aluno. Foram construídos dois sistemas a partir desse framework que permitem a adaptação e recomendação de recursos para alunos em AVAs. Testes foram aplicados em turmas, onde os recursos adaptados e recomendados aos alunos foram atividades colaborativas chamadas Arquiteturas Pedagógicas. Obtivemos resultados positivos, apresentados no decorrer do artigo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43650
ISSN: 2316 8889
Appears in Collections:FACED - Eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_eve_vbremgartner.pdf465,82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.