Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43650
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Frota, Vitor Bremgartner da | - |
dc.contributor.author | Magalhães Netto, José Francisco de | - |
dc.contributor.author | Menezes, Crediné Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-16T11:49:21Z | - |
dc.date.available | 2019-07-16T11:49:21Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | FROTA, Vitor Bremgartner da; MAGALHÃES NETTO, José Francisco de; MENEZES, Crediné Silva de. Arcabouço conceitual de adaptação de recursos educacionais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 1-10. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2316 8889 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43650 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | SBC | pt_BR |
dc.subject | Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) | pt_BR |
dc.subject | Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) - Aprendizagem efetiva | pt_BR |
dc.subject | Arquiteturas Pedagógicas - aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Arcabouço conceitual de adaptação de recursos educacionais | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Frequentemente, os recursos existentes em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) são apresentados da mesma forma para todos os alunos. Isto pode não ser útil para a aprendizagem efetiva de cada aluno. Assim, a abordagem adotada para resolver este problema é baseada em um framework chamado ArCARE (Arcabouço Conceitual para Adaptação de Recursos Educacionais em AVAs), sendo uma estratégia que permite o desenvolvimento de sistemas que promovam a adaptação de recursos em AVAs a partir do perfil de cada aluno. Tal framework tem como objetivo a construção do conhecimento dos alunos, utilizando tecnologia de agentes que lidam com uma ontologia de Modelo Aberto de Aluno. Foram construídos dois sistemas a partir desse framework que permitem a adaptação e recomendação de recursos para alunos em AVAs. Testes foram aplicados em turmas, onde os recursos adaptados e recomendados aos alunos foram atividades colaborativas chamadas Arquiteturas Pedagógicas. Obtivemos resultados positivos, apresentados no decorrer do artigo. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FACED - Eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_eve_vbremgartner.pdf | 465,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.