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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFrota, Vitor Bremgartner da-
dc.contributor.authorMagalhães Netto, José Francisco de-
dc.contributor.authorMenezes, Crediné Silva de-
dc.date.accessioned2019-07-16T11:49:21Z-
dc.date.available2019-07-16T11:49:21Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationFROTA, Vitor Bremgartner da; MAGALHÃES NETTO, José Francisco de; MENEZES, Crediné Silva de. Arcabouço conceitual de adaptação de recursos educacionais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 1-10.pt_BR
dc.identifier.issn2316 8889-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43650-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherSBCpt_BR
dc.subjectAmbientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs)pt_BR
dc.subjectAmbientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) - Aprendizagem efetivapt_BR
dc.subjectArquiteturas Pedagógicas - aprendizagempt_BR
dc.titleArcabouço conceitual de adaptação de recursos educacionaispt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrFrequentemente, os recursos existentes em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) são apresentados da mesma forma para todos os alunos. Isto pode não ser útil para a aprendizagem efetiva de cada aluno. Assim, a abordagem adotada para resolver este problema é baseada em um framework chamado ArCARE (Arcabouço Conceitual para Adaptação de Recursos Educacionais em AVAs), sendo uma estratégia que permite o desenvolvimento de sistemas que promovam a adaptação de recursos em AVAs a partir do perfil de cada aluno. Tal framework tem como objetivo a construção do conhecimento dos alunos, utilizando tecnologia de agentes que lidam com uma ontologia de Modelo Aberto de Aluno. Foram construídos dois sistemas a partir desse framework que permitem a adaptação e recomendação de recursos para alunos em AVAs. Testes foram aplicados em turmas, onde os recursos adaptados e recomendados aos alunos foram atividades colaborativas chamadas Arquiteturas Pedagógicas. Obtivemos resultados positivos, apresentados no decorrer do artigo.pt_BR
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