Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43401
Type: | Capítulo de Livro |
Title: | Concepção crítica de educação: um debate sobre o currículo oculto e a escolarização em Giroux. |
Authors: | Moita, Aline Maria Loureiro Muniz Holanda, Patrícia Helena Carvalho |
Keywords: | Crítica da Educação;Currículo;Escolarização;Teoria Crítica da Cultura;Giroux, Henry, 1943-;Educador - Estados Unidos;Influência do Professor |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Edições UFC |
Citation: | MOITA, Aline Maria Loureiro Muniz; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho. Concepção crítica de educação: um debate sobre o currículo oculto e a escolarização em Giroux. In: SANTOS, Alice Nayara dos; ROGÉRIO, Pedro (orgs.). Currículo: diálogos possíveis. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p. 49-59. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Esta discussão traz em seu cerne a concepção teórica de educação proposta por Giroux. Influenciado por alguns teóricos da Escola de Frankfurt, como Adorno e Horkheimer L973), Marcuse (1969), assim como por Gramsci (1981) e pelo pensamento emancipador de Paulo Freire (1967), Giroux (1986, 1987) fundamenta a teoria crítica educacional com vistas à renovação pedagógica e como meio para um redimensionamento educacional necessário na sociedade pós-moderna. Por considerar que os processos educacionais são profundamente atravessados pelos fenômenos sociais, históricos e políticos e que estes constituem o processo de formação do Indivíduo, ou seja, em sua dimensão psicológica, voltamos o olhar para a teoria e o discurso crítico instaurado particularmente em Giroux (1986), propondo como objetivo para este debate compreender o pensamento crítico educacional em sua dimensão teórico-prática, através da concepção desse autor. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43401 |
ISBN: | 978 85 7282 585 6 |
Appears in Collections: | PPGEB - Capítulos de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2013_capliv_amlmmoitaphchdanda.pdf | 4,83 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.