Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43401
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Moita, Aline Maria Loureiro Muniz | - |
dc.contributor.author | Holanda, Patrícia Helena Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-04T18:11:37Z | - |
dc.date.available | 2019-07-04T18:11:37Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | MOITA, Aline Maria Loureiro Muniz; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho. Concepção crítica de educação: um debate sobre o currículo oculto e a escolarização em Giroux. In: SANTOS, Alice Nayara dos; ROGÉRIO, Pedro (orgs.). Currículo: diálogos possíveis. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p. 49-59. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978 85 7282 585 6 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43401 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Crítica da Educação | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Escolarização | pt_BR |
dc.subject | Teoria Crítica da Cultura | pt_BR |
dc.subject | Giroux, Henry, 1943- | pt_BR |
dc.subject | Educador - Estados Unidos | pt_BR |
dc.subject | Influência do Professor | pt_BR |
dc.title | Concepção crítica de educação: um debate sobre o currículo oculto e a escolarização em Giroux. | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta discussão traz em seu cerne a concepção teórica de educação proposta por Giroux. Influenciado por alguns teóricos da Escola de Frankfurt, como Adorno e Horkheimer L973), Marcuse (1969), assim como por Gramsci (1981) e pelo pensamento emancipador de Paulo Freire (1967), Giroux (1986, 1987) fundamenta a teoria crítica educacional com vistas à renovação pedagógica e como meio para um redimensionamento educacional necessário na sociedade pós-moderna. Por considerar que os processos educacionais são profundamente atravessados pelos fenômenos sociais, históricos e políticos e que estes constituem o processo de formação do Indivíduo, ou seja, em sua dimensão psicológica, voltamos o olhar para a teoria e o discurso crítico instaurado particularmente em Giroux (1986), propondo como objetivo para este debate compreender o pensamento crítico educacional em sua dimensão teórico-prática, através da concepção desse autor. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_capliv_amlmmoitaphchdanda.pdf | 4,83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.