Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43401
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoita, Aline Maria Loureiro Muniz-
dc.contributor.authorHolanda, Patrícia Helena Carvalho-
dc.date.accessioned2019-07-04T18:11:37Z-
dc.date.available2019-07-04T18:11:37Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationMOITA, Aline Maria Loureiro Muniz; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho. Concepção crítica de educação: um debate sobre o currículo oculto e a escolarização em Giroux. In: SANTOS, Alice Nayara dos; ROGÉRIO, Pedro (orgs.). Currículo: diálogos possíveis. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p. 49-59.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 7282 585 6-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43401-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectCrítica da Educaçãopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEscolarizaçãopt_BR
dc.subjectTeoria Crítica da Culturapt_BR
dc.subjectGiroux, Henry, 1943-pt_BR
dc.subjectEducador - Estados Unidospt_BR
dc.subjectInfluência do Professorpt_BR
dc.titleConcepção crítica de educação: um debate sobre o currículo oculto e a escolarização em Giroux.pt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta discussão traz em seu cerne a concepção teórica de educação proposta por Giroux. Influenciado por alguns teóricos da Escola de Frankfurt, como Adorno e Horkheimer L973), Marcuse (1969), assim como por Gramsci (1981) e pelo pensamento emancipador de Paulo Freire (1967), Giroux (1986, 1987) fundamenta a teoria crítica educacional com vistas à renovação pedagógica e como meio para um redimensionamento educacional necessário na sociedade pós-moderna. Por considerar que os processos educacionais são profundamente atravessados pelos fenômenos sociais, históricos e políticos e que estes constituem o processo de formação do Indivíduo, ou seja, em sua dimensão psicológica, voltamos o olhar para a teoria e o discurso crítico instaurado particularmente em Giroux (1986), propondo como objetivo para este debate compreender o pensamento crítico educacional em sua dimensão teórico-prática, através da concepção desse autor. [...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_capliv_amlmmoitaphchdanda.pdf4,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.