Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43397
Type: Capítulo de Livro
Title: A emergência de estudos sobre alimentação, currículo e cultura no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará.
Authors: Santos, Alice Nayara dos
Brandão, Beatriz Helena Peixoto
Bezerra, José Arimatéa Barros
Keywords: Alimentação;Currículo;Integração Interdisciplinar;Educação Multicultural;Alimentação Escolar
Issue Date: 2013
Publisher: Edições UFC
Citation: SANTOS, Alice Nayara dos; BRANDÃO, Beatriz Helena Peixoto; BEZERRA, José Arimatéa Barros. A emergência de estudos sobre alimentação, currículo e cultura no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. In: SANTOS, Alice Nayara dos; ROGÉRIO, Pedro (orgs.). Currículo: diálogos possíveis. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p. 27- 47.
Abstract in Brazilian Portuguese: Qual a relação entre alimentação e educação? Não raramente, a questão é lançada. Ora, se o estopim da trajetória humana, com o nascimento, é mediado por embates educativos, trocas, sensações, reflexos e compreensões, a alimentação também é conteúdo desses embates iniciais e lição primeira da vida. Aprender-se-á sobre ela no esforço cotidiano pela sobrevivência individual, bem como através da sobrevivência social, pelo manifesto conjunto de códigos que denominamos de cultura.[...] O presente artigo, destarte, tem o fito de descrever aspectos da emergência dos estudos acerca da alimentação no Programa, apresentando a produção desse saber dentro do eixo de currículo, sua morada original, contemplando a atividade do grupo AGostoS, no período de 2002 a 2012. Far-se-á, inicialmente, uma contextualização da inserção da temática da alimentação no programa, bem como suas repercussões curriculares.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43397
ISBN: 978 85 7282 585 6
Appears in Collections:PPGEB - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_capliv_ansantosbhpbrandao.pdf8,72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.