Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43392
Type: | Capítulo de Livro |
Title: | O uso de caso como metodologia na pesquisa em currículo: pesquisar é como pintar espirais |
Authors: | Feitosa, Raphael Alves Dias, Ana Maria Iorio |
Keywords: | Métodos de Pesquisa;Currículo;Pesquisa Qualitativa;Estudo de Caso;Avaliação do Currículo |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Edições UFC |
Citation: | FEITOSA, Raphael Alves; DIAS, Ana Maria Iorio. O uso de caso como metodologia na pesquisa em currículo: pesquisar é como pintar espirais. In: SANTOS, Alice Nayara dos; ROGÉRIO, Pedro (orgs.). Currículo: diálogos possíveis. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p. 101-124. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O objetivo deste trabalho é analisar algumas possibilidades que o método de estudo de caso traz para a pesquisa na área de currículo. Trata-se de uma tentativa inicial de sistematizar a relação entre esse tipo de investigação e sua utilização dentro da área de currículo. [...] Como forma de estruturar esse artigo, dividimo-lo em três partes: na primeira, tratamos sobre o campo de estudos curriculares, explicitando o que entendemos por currículo (s), além de traçar algumas considerações em torno da pesquisa científica; na segunda parte, discorremos sobre o estudo de caso, e tentamos analisar os principais conceitos desse método de investigação e suas aplicações ao longo dos últimos anos, com especial atenção para a área da pesquisa qualitativa; por fim, na terceira, traçamos algumas perspectivas para a pesquisa na área de currículo, com o foco na perspectiva da espiral, defendendo a metáfora de que investigar o currículo é pintar espirais. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43392 |
ISBN: | 978 85 7282 585 6 |
Appears in Collections: | PPGEB - Capítulos de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2013_capliv_rafeitosaamidias.pdf | 11,12 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.